Notícias

Atividades em alusão à campanha Dezembro Vermelho promovem conscientização sobre HIV/AIDS

Na última segunda-feira (3), a Prefeitura Municipal do Rio Grande promoveu uma ação de prevenção combinada ao HIV/AIDS voltada aos estudantes do Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A ação integra a programação de atividades da Secretaria de Município da Saúde (SMS) e do Programa Municipal de IST/AIDS/HIV, em alusão à campanha “Dezembro Vermelho”.

No nosso município, a intensificação das atividades de prevenção e diagnóstico está ocorrendo desde o dia 10 de novembro, com uma ação voltada aos trabalhadores portuários que se estendeu até o dia 23. Também nos dias 29 e 30, o Largo Dr. Pio foi palco de orientações, distribuição de materiais informativos e preservativos.

Em dezembro, a programação teve início no dia 1° – Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, com a promoção de atividades de prevenção ao HIV/AIDS na Av. Rio Grande, do balneário Cassino.

Além disso, as ações seguem durante todo o mês com palestras em empresas. De acordo com a SMS, a campanha vai promover em 2019 a implantação da PrPET (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e a ampliação dos locais com oferta de PEP (Profilaxia Pós-Exposição de risco ao HIV) para as unidade de saúde da Profilurb e Quinta.

Conforme os dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde 2018, no Brasil foram notificados 42.420 novos casos de HIV e 37.791 novos casos de AIDS em 2017, a maioria dos casos de HIV encontram-se na faixa etária de 20 a 34 anos com percentual de 53,6% dos casos notificados.

O nosso município do Rio Grande ocupa o 1° lugar no ranking dos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, segundo índice composto (taxa média e variação da detecção de AIDS na população em geral; taxa média e variação da detecção em menores de 5 anos; taxa média e variação de mortalidade por AIDS; taxa média do primeiro exame de CD4).

Dentre os 10 primeiros colocados no ranking, 6 pertencem ao estado do Rio Grande do Sul, além de Rio Grande, está Porto Alegre, Novo Hamburgo, Alvorada, Uruguaiana e Canoas. Historicamente, Rio Grande está entre os municípios que lideram este ranking desde que o estudo sobre os casos começou a ser realizado.

Por conta desses altos índices, Rio Grande é considerado um dos 15 municípios prioritários do estado para ações de enfrentamento da epidemia do HIV/AIDS, sífilis, hepatites virais e tuberculose. Com base nesses novos dados do Boletim Epidemiológico MS, lançado em 28 de novembro de 2018, a Secretaria de Município da Saúde pretende itensificar as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV/AIDS, visando promover uma resposta positiva diante da epidemia.

Assessoria de Comunicação / PMRG

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.