Atividades presenciais em órgãos públicos municipais retornam na segunda com atenção aos protocolos de distanciamento
A Prefeitura do Rio Grande deve voltar às atividades presenciais em diversas secretarias e órgãos públicos da administração direta e indireta, cujos servidores e servidoras mantinham suas rotinas de forma on line. O retorno foi definido por meio do Decreto 17.952, assinado pelo prefeito Fábio Branco, e está previsto para segunda-feira (18), tendo como horário geral das 12h30min às 18h30min. O atendimento ao público em alguns locais é diferenciado e vai obedecer os protocolos de distanciamento social da bandeira vermelha em vigor no município.
Uma das secretarias que possuía bastante procura do público, antes da pandemia, é a da Fazenda (SMF). Mesmo com vários serviços sendo oferecidos de forma on line, como o fornecimento de guias do IPTU e alguns alvarás, a Secretaria volta às atividades presenciais. O secretário Cristian Küster diz que vai haver o retorno respeitando-se os protocolos em vigor de distanciamento social controlado definido pelo Governo do Estado e adotado pela Prefeitura, conforme a bandeira do município.
Fazenda
“Vamos começar o atendimento aos contribuintes às 12h45min até às 17h30min. Esse é o horário que fazemos o atendimento externo. Tentaremos evitar as aglomerações. Tanto que, ainda, iremos deixar disponíveis algumas ferramentas, principalmente, nesse momento em as pessoas estão procurando as guias do IPTU.” WhatsApp e o e-mail da SMF para a retirada da guia do IPTU permanecem disponíveis.
Outros serviços oferecidos pela Fazenda (Rua Mal. Floriano Peixoto, 201) que não estão disponíveis na Internet voltam a ser oferecidos de forma presencial. Entre eles, o secretário cita a renegociação de dívidas, como as de IPTU de anos anteriores. Todos devem voltar a ser atendidos de forma presencial.
Porém, salienta o secretário, “todos voltam dentro da regra da bandeira vermelha, ou seja, voltamos com 25% do pessoal nos diversos setores”. Caso mude a bandeira, “muda, também, o número de servidores no atendimento”, explica. Os setores em atendimentos vão respeitar os protocolos de distanciamento, com número pre-estabelecido de pessoas por metro quadrado, uso de máscara e álcool em gel, garante o secretário Küster.
Coordenação e Planejamento
O fornecimento de documentação para Iigação de água, aprovação e análises de projetos, acesso a arquivos/plantas/mapas referentes a imóveis são serviços que, também, devem voltar a ser atendidos na Secretaria de Município de Coordenação e Planejamento (SMCP), situada na Rua Gen. Neto, 34, ao lado do prédio da Prefeitura. Na SMCP, o atendimento ao público será das 13h às 17h30min.
Procon
Já na sede do Procon, localizado na Rua Gen. Bacelar, 476, o início do atendimento ao púbico, na forma presencial, na segunda-feira (18), ocorre no horário das 13h às 17h. Poderá ser feito um pré agendamento via Whatsapp do Procon pelo número (53) 999172-0462.
Dia 18, a unidade móvel do Procon estará prestando atendimento na Praça Dr. Pio, das 13h às 17h. No local, além do atendimento ao púbico, haverá a distribuição do Código de Defesa do Consumidor.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação
Uma observação apenas: a renegociação de dívidas de IPTU de anos anteriores não deixou de ser feita em nenhum momento durante o home office, aliás, IPTU e os outros tributos municipais não tiveram suas renegociações interrompidas. Toda solicitação de parcelamento foi atendida e está sendo. Falo isso com propriedade, pois sou servidora e trabalho no setor de Dívida Ativa.