NotíciasRio Grande

Atleta da Extremo Sul Ultramarathon está desaparecido

Desde a manhã de sábado (13) o atleta Carlos Freitas, de 65 anos, natural de São Paulo, participante da Extremo Sul Ultramarathon está desaparecido. A Extremo Sul Ultramarathon com percurso de 226 km, iniciou na sexta (12) na Barra do Chuí, com previsão de encerramento no domingo (14) na Praia do Cassino.

Segundo o ordenador da Defesa Civil Rudimar Machado as buscas estão sendo realizas desde domingo (14) sob o comando da Defesa Civil do Rio Grande com apoio dos organizadores da Extremo Sul Ultramarathon, Bombeiros, Marinha do Brasil, Agentes de Trânsito, Guarda Municipal,  voluntários com quadriciclo e caminhonete.

De acordo com Rudimar o atleta havia sido desclassificado da prova devido a ter pego uma carona no trajeto, mas após a desclassificação, decidiu continuar o percurso. Conforme as informações, Carlos foi visto pela última vez entre o Farol do Albardão e Farol do Sarita, por volta das 7h, oportunidade que fez contato telefônico com a esposa. Desde então, segundo Rudimar, apesar das inúmeras viaturas na extensão a ser percorrida, Carlos não foi mais visto.

Uma das hipóteses segundo o ordenador da Defesa Civil é de o atleta ter se perdido nas dunas. Conforme as informações, havia muito vento, tempestade de areia e as condições meteorológicas no momento podem ter dificultado a locomoção de Carlos.

A Marinha do Brasil realizou nesta segunda-feira (15), voo de helicóptero de 1h20 minutos na tentativa de encontrar o atleta. As buscas pelo Corpo de Bombeiros iniciaram nesta segunda-feira (15), devido à falta de efetivo disponível no domingo. A Prefeitura do Rio Grande está com três viaturas de apoio e segundo Rudimar Machado, a equipe da Defesa Civil junto com os demais órgãos e voluntários, seguem realizando as buscas. A esposa de Carlos realizou boletim de ocorrência e solicitou a quebra de sigilo telefônico do atleta para que seja possível os investigadores descobrirem a sua localização.

A Organização da Extremo Sul Ultramarathon publicou uma nota em que informa que esta era a terceira edição que o atleta participava. “O Atleta é um senhor de 65 anos, muito experiente em provas de longas distâncias, perfeitamente capaz e conhecedor das dificuldades da prova, mas que por algum motivo, ainda desconhecido, saiu da rota da praia”.

A organização da Extremo Sul Ultramarathon também informou que está concentrada nas buscas. No entanto, até o momento, a última informação e contato do atleta Carlos é da manhã de sábado.

Nota da Extremo Sul Ultramarathon

Informamos que ontem, pela manhã, um dos atletas que participavam do evento pela terceira edição, está desaparecido.

O Atleta é um senhor de 65 anos, muito experiente em provas de longas distâncias, perfeitamente capaz e conhecedor das dificuldades da prova, mas que por algum motivo, ainda desconhecido, saiu da rota da praia.

O protocolo de emergência foi acionado através da Defesa Civil de Rio Grande que juntamente com os agentes de trânsito, jipeiros afetos a organização, guardas municipais e população local, iniciaram buscas e varreduras no trajeto onde teve o último contato com sua esposa via telefone.

Hoje haverá um maior efetivo nas buscas com o apoio da Marinha, que poderá enviar um helicóptero, do 6°GAC Exército Brasileiro que locou batedores na região e do Corpo de Bombeiros.

Assim sendo, pedimos ajuda a todos que tenham carros tracionados, motos, triciclos e conhecimento da região entre o Sarita e o Navio Altair, para dentro e para fora, que queiram percorrer esta zona e ajudar nas buscas. Todas as ajudas serão bem vindas.

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.