Audiência Pública discutiu privatizações de Instituições Estaduais
Nesta segunda-feira (11), a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma audiência pública para debater a possibilidade de o Governo do Estado promover privatizações de estatais gaúchas. Servidores públicos estaduais de diversas instituições lotaram o plenário do Legislativo.
Os trabalhos legislativos foram conduzidos, inicialmente pela vereadora Andréa Westphal – Tia Déia (PATRI) e finalizados sob a presidência do vereador André Lemes (PT).
O proponente da audiência, vereador Rovam Castro (PT) justificou sua solicitação em função dos posicionamentos do governador Eduardo Leite. Entre as atitudes do governador, Rovam citou o envio de uma proposta de emenda à Constituição Estadual no sentido de que seja retirada a realização de plebiscito para privatizações.
“Precisamos debater o assunto com o povo gaúcho. Os gaúchos é que devem decidir. As estatais CEEE e Corsan, por exemplo, possuem ações sociais que beneficiam os gaúchos como o Luz para Todos e distribuição de lâmpadas econômicas”, destacou Castro.
E, complementando, lembrou do Banrisul, que oferece financiamentos para o fortalecimento da agricultura familiar. “Ainda que o governador não confesse, o Banrisul também corre risco de ser privatizado. Por tudo isso, que eu já sugiro como encaminhamento uma moção de repúdio ao Governo do Estado”, concluiu o vereador Rovam.
Na sequência também usaram da palavra representantes do Sindicatos dos Eletricitários do Rio Grande do Sul (Senergisul); do Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Rio Grande do Sul (Sintec); do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Rio Grande do Sul (Sindiágua); do Sindicato dos Bancários; do Sindicato dos Mineiros; e da Associação dos Funcionários em Defesa das Estatais do Patrimônio do Rio Grande do Sul.
Também estiveram presentes o prefeito Alexandre Lindenmeyer; o deputado estadual Fernando Marroni; o vereador Ivan Duarte representando a Câmara de Pelotas; o chefe da Gerência Regional da CEEE, Júlio Cesar Rosca; e os vereadores Luiz Francisco Spotorno, professora Denise Marques e Edson Lopes da bancada do PT.
Texto e Foto: Assessoria de Comunicação Câmara Municipal do Rio Grande