Avançam obras de escolas de ensino fundamental e infantil, em construção no bairro Santa Rosa
As novas instalações da EMEF de Educação Integral Profº Valdir Castro estão com mais de 90% das obras concluídas. Localizado no bairro Santa Rosa, o novo equipamento público do município foi planejado para acolher crianças e adolescentes em uma ampla estrutura, que conta com 12 salas de aula. A escola também vai contar com quadra de esportes, pátio coberto, cozinha, refeitório, biblioteca, laboratórios e um espaço para acomodar o Grêmio Estudantil da instituição de ensino. Mais de R$ 4 milhões estão sendo investidos no novo equipamento de ensino, entre recursos do PAC e próprios do município.
O secretário de Município de Educação, André Lemes, que esteve recente vistoriando o espaço ao lado da equipe diretiva da escola afirmou que o novo equipamento é um legado que a administração municipal deixará para a área da Educação no município. O titular da pasta também sinalizou que com a proximidade de conclusão das obras no local, o prédio estará pronto para um possível retorno de atividades escolares presenciais em fevereiro do ano que vem. Atualmente, o último decreto da Prefeitura que trata das atividades nas escolas, prorrogou a suspensão das atividades presenciais da Rede Municipal de Ensino até a data de 16 de fevereiro de 2021.
No atual prédio em que a escola funciona (cujas aulas presenciais estão suspensas pela pandemia de covid-19), a escola de ensino fundamental trabalha de forma integral, recebendo jovens e crianças nos turnos da manhã e tarde, totalizando 8 horas diárias de estudo. No último levantamento eram cerca de 200 alunos e alunas matriculados na instituição de ensino, mas com a entrega e qualificação do novo espaço o número de vagas ofertadas deve ser aumentado consideravelmente.
Já a EMEI Maria da Glória, também localizada no bairro Santa Rosa, teve o trabalho do seu canteiro de obras retomado. O secretário André Lemes destacou que “depois de todos os percalços, com o abandono de obras por 2 empresas, conseguimos contratar nova empresa para conclusão do prédio”. De acordo com o gestor, se o cronograma fluir conforme o previsto, ano que vem a escola terá um novo espaço qualificado para ampliar vagas e melhor atender as crianças do bairro na educação infantil.
As obras das escolas, assim como as demais obras municipais, estão sendo executadas respeitando e atendendo aos protocolos sanitários para a prevenção à covid-19. Ao retomarem as obras, as empresas responsáveis pelos contratos assinaram um Termo de Compromisso e Segurança, elaborado pela municipalidade. O documento estabelece uma série de cuidados para segurança, prevenção e controle da pandemia do coronavírus a serem implantados pelas empresas no âmbito dos canteiros de obras, e até mesmo fora deles, como a garantia de transporte seguro aos funcionários, nos casos das empresas em que os trabalhadores não utilizam o transporte público.
Além da assinatura do termo mencionado, as empresas executoras apresentaram à Vigilância em Saúde um Plano de Ação, com o qual se comprometem à execução diária. A Prefeitura, por seu turno, atua com um Grupo de Educação em Saúde para Acompanhamento nas Obras Públicas.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Marcos Jatahy