Banco do Vestuário precisa de doações de vestuário infantil, infanto-juvenil e masculino
O Inverno começa oficialmente nesta quinta-feira (21). A procura das famílias por doações no Banco Municipal do Vestuário (BMV) costuma se intensificar nessa estação do ano. O Banco repõe periodicamente, com a ajuda da comunidade, seu estoque para atender a população. A instituição está precisando, principalmente, de doações de vestuários e calçados infantil, infanto-juvenil e masculino. Recentemente o Executivo Municipal sancionou lei criando o Banco, que até então funcionou em caráter de programa.
O coordenador do Banco Municipal do Vestuário, Pedro Amaral, destacou que a institucionalização do órgão é um reflexo dos quatro anos em que a unidade atuou como um programa, demonstrando a sua importância para a população. “O Banco se tornou um instrumento social de suma importância na vida de boa parte da população, ao longo desses quatro anos que atuou como programa. O que mostrou a necessidade de tornar este um serviço permanente da Administração Municipal”, ressaltou.
A primeira-dama do Município, Eunice Lanes Lindenmeyer, disse que o Banco espera contar, neste inverno, com a já conhecida solidariedade dos rio-grandinos e rio-grandinas. “Esperamos contar com a tradicional solidariedade do povo de Rio Grande, que está sempre disposto e pronto para auxiliar aqueles que mais precisam”, pediu.
A Lei nº 8. 198, que instituiu o BMV, trouxe consigo a criação de um Fundo Municipal do Vestuário, que tem por finalidade a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados a proporcionar suporte financeiro na implantação, manutenção e no desenvolvimento do Banco. Para o coordenador do Banco este instrumento será de grande importância para a realização de melhorias no local.
O Banco Municipal do Vestuário foi inaugurado pela Prefeitura em agosto de 2014 e atualmente possui mais de 1700 famílias cadastradas e 250 moradores de ruas cadastrados pelo Centro-Pop. Realiza doações de vestuários, cobertas, e calçados para entidades sociais e terapêuticas.
A sede do Banco Municipal do Vestuário está localizada no Armazém A-2 do Porto Velho, na Rua Riachuelo, Centro. O atendimento às famílias acontece nas segundas, terças e quartas-feiras, das 13h30 às 18h. Os moradores de rua são atendidos nas quintas-feiras, das 9h às 11h30. Nas tardes de quinta e nas sextas-feiras o expediente é interno.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Marcos Jatahy