NotíciasRio Grande

Banda Marcial Lemos Júnior: Diretora diz que destituiu coordenadores dos cargos

Em reunião, na noite de terça-feira, 14, a Diretora do Colégio Estadual Lemos Júnior, Angela Ferreira, apresentou uma ata, no qual destituía do cargo todos os coordenadores da Banda Estadual Lemos Júnior. São atualmente dez coordenadores que atuam há mais de seis anos de forma totalmente voluntária e mais trinta e oito integrantes.

A decisão, segundo Pedro Mattos, representante da Associação dos Amigos da Banda Marcial Lemos Junior (AABM Lemos Júnior), foi uma surpresa para todos os integrantes e coordenação da Banda. Segundo Pedro, “Mesmo não possuindo nenhum incentivo da direção da escola, as atividades sempre foram continuadas com os esforços, empenho dos integrantes e da coordenação que é totalmente voluntária. Todo grupo trabalha em conjunto há seis anos, apesar das dificuldades, sempre conseguimos levar com uma relação cordial e de muito respeito.”

Após o ocorrido, o grupo disse estar abalado. Nas redes sociais, a Associação dos Amigos da Banda Marcial Lemos Júnior publicou uma nota de repúdio:

“A Coordenação da Banda Marcial Lemos Júnior, PRIMEIRA Banda Marcial Estudantil do Brasil vem por meio desta, repudiar totalmente a decisão ARBITRÁRIA da Direção do Colégio, representada pela Diretora Sra. Angela Ferreira de dar por encerradas as nossas atividades em pleno andamento.

A BMLJ possui um grupo voluntário, 100% ligado a Banda, com serviços prestados à mais de 6 anos, e que já vem enfrentando há muito tempo com a falta de incentivo por parte do colégio, e para além disso com as atitudes levianas sofridas através desta Direção Escolar que nunca apoiou de fato as atividades de nossa Marcial.

A imagem, mostra a escuridão e um silêncio ensurdecedor, com que fomos “convidados a nos retirar”.

O sentimento é tristeza!”

A Banda Marcial Lemos Júnior é a mais antiga banda escolar do país, fundada em 1956.

Entenda

De acordo com Pedro, os integrantes da banda foram convocados para uma reunião na noite de terça, no entanto, apenas dois coordenadores escolhidos pela Diretora foram autorizados a ingressar na sala.

No local, onde havia a Diretora e mais uma professora, Angela então apresentou uma ata onde destituía todos os atuais coordenadores dos cargos. Os dois coordenadores presentes no momento, não concordando com a decisão, decidiram não assinar a ata, e um deles, de acordo com o relato, se retirou da sala.

A Diretora Angela disse que a escolha da destituição dos cargos foi tomada com apoio do Conselho Escolar. Questionada sobre os motivos que levaram a decisão, a Diretora não quis informar. Solicitamos o documento da ata, onde consta a informação da destituição dos cargos e Angela não retornou o nosso pedido.

Pedro diz que a escolha não foi feita em conjunto. “Não teve participação escolar, deveria ter reunido o conselho escolar no qual há professores e responsáveis, a Associação dos Amigos da Banda Marcial Lemos Júnior e a coordenação da banda”.

Em nota, Angela diz que “a banda não foi encerrada, mas destituída a equipe de coordenação”.

Pedro no entanto, ressalta que devido os coordenadores serem totalmente voluntários e há mais de seis anos desenvolverem o trabalho, é difícil encontrar quem tenha interesse e comprometimento de dar continuidade nas atividades da banda e nestas condições.

Questionada pela nossa equipe se já possui os novos integrantes, a diretora disse: “A banda está sendo reformulada, a reformulação inclui reformular também os componentes da coordenação. Então, eles foram dispensados. Agradecemos os serviços prestados até este momento. Vamos continuar com a banda aberta, ela não será fechada, e vamos procurar outras pessoas para coordenar a banda, para ser o instrutor, como sempre é feito em todas as bandas”, respondeu Angela.

Confira a nota da Diretora Angela Ferreira, desta quarta, 15 de fevereiro:

“O Colégio Estadual Lemos Júnior, por meio de sua atual diretora Angela Cássia Salles Ferreira, vem a público esclarecer que a Banda Marcial Lemos Júnior não foi fechada, como veiculado indevidamente por alguns. O que ocorreu foi a destituição da equipe de coordenação, devidamente registrada em ata.

Assim sendo, a Banda continua sua caminhada e sua história, iniciadas em 1956, sendo motivo de orgulho para a escola e a comunidade. Reiteramos, portanto, o NÃO FECHAMENTO DA BANDA MARCIAL LEMOS JÚNIOR.

Colocamo-nos à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos.

Angela Cássia Salles Ferreira – diretora.”

Pedro disse que a situação está sendo levada na justiça, por considerarem uma decisão arbitrária e parcial. Portanto, irão requerer a manutenção das atividades da banda com a coordenação voluntária atual.

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Divulgação

Um comentário sobre “Banda Marcial Lemos Júnior: Diretora diz que destituiu coordenadores dos cargos

  • Imagino como deve ser a administração dessa senhora! Destituir trabalho voluntário? Qual propósito?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.