NotíciasRio Grande

Bandeira em Rio Grande permanece vermelha e mais vacinas chegam ao município

Por mais uma semana, o município do Rio Grande vai permanecer em bandeira vermelha com protocolos da bandeira laranja, conforme definição do Comitê Municipal Técnico em Saúde, após reunião realizada nesta segunda-feira (25) à noite. A confirmação da bandeira foi anunciada pelo prefeito Fábio Branco, durante uma Live transmitida pela página da Prefeitura no Facebook, nesta data, da qual participou a secretária de município da Saúde, Zelionara Branco. Durante a transmissão, foi informado que mais 2 mil doses de vacinas chegam à cidade, nesta terça-feira (26).

Depois de anunciar a bandeira, o prefeito solicitou à secretária que explicasse os motivos da manutenção da cor vermelha para Rio Grande. A secretária disse que, “embora haja uma redução do número de casos novos, com diminuição da curva, ainda é muito preocupante o número de internações e de ocupação dos leitos de UTI”. Mesmo que o governo estadual e o Modelo Papareia de Distanciamento Social adotado pelo município tenham classificado a região com a bandeira laranja, Zelionara afirma que “ainda temos uma característica de sobrecarga do sistema”, por isso, houve a decisão de manter a bandeira vermelha com protocolos de laranja, o que já vem ocorrendo em Rio Grande, desde o final do ano passado.

Risco está em casa

A bandeira vermelha “serve como um alerta para o nosso consciente”, na opinião de Zelionara. “Não vamos melhorar esse panorama, se não mantivermos os cuidados principais, como por exemplo, usar máscara, higienizar as mãos, distanciamento social, evitar aglomerações e sair de casa sem que haja necessidade”.

Ao comentar o que foi discutido no Comitê, a secretária alertou que o maior risco de contaminação, diferente de outros momentos, agora está na casa das pessoas: “Um tempo atrás, a contaminação ocorria quando se freqüentava espaços públicos. Hoje, as pessoas estão se contaminando nas suas próprias casas. Portanto, é importante manter os cuidados individuais e onde se estiver. Esse é o papel de cada pessoa”.

Fábio Branco lamentou as mortes que ocorreram na última semana e reforçou ser importante cada pessoa fazer a sua parte, adotando e mantendo os cuidados de prevenção ao vírus, “assim, conseguiremos administrar essa situação”.

Mais vacinas

Sobre a vacinação que ocorre em Rio Grande, desde a semana passada, após a chegada de 2.750 doses da CoronaVac, a secretária da Saúde informou que começaram a ser vacinados trabalhadores e trabalhadoras que atuam na linha de frente, no atendimento dos casos suspeitos ou confirmados da Covid-19; pessoas que estão em instituições de longa permanência (ILPIs); pessoas que são deficientes estão em casas de cuidado; trabalhadores que lidam com esses públicos; e indígenas.

Até 18h desta segunda-feira, tinham recebido a vacina 911 trabalhadores da Saúde, 551 pessoas em ILPIs, incluindo os trabalhadores, 10 indígenas e 73 pessoas em domicílio com outras doenças. O total chega a 1.551 pessoas vacinadas no município. Zelionara comentou, também, que não há nenhuma previsão para incluir jovens menores de 18 anos nos grupos de vacinação, pois não existe nenhum estudo que dê segurança neste sentido. A secretária explicou, também, que a rede pública e privada em Rio Grande têm 6.361 pessoas trabalhando e que o número de doses que o município está recebendo é, ainda, insuficiente para atender a todos.

Nesta terça-feira (26), Rio Grande receberá mais 2 mil doses de vacinas, desta vez, do lote que veio da Índia. Depois dessa nova remessa, não há previsão de outra. “A partir do momento que a Anvisa for liberando mais vacinas, esse abastecimento vai ocorrer, acredita a secretária”, disse a titular da Saúde. Dentro do Planejamento da Secretaria, idosos acima de 75 anos são os próximos a serem vacinados, assim como as pessoas que estão acamadas e não podem sair do domicílio.

Sobre o questionamento de quem está recebendo a vacina e se haverá uma listagem de quem já foi vacinado, a secretária comentou que o registro é feito pelo CPF e pelo número do Cartão do SUS de cada pessoa. Adiantou que a Secretaria da Saúde está preparando uma forma de dar mais visibilidade e transparência para esse processo, sem colocar em risco os dados das pessoas vacinadas.

Fábio Branco afirmou que está acompanhando a distribuição de novas vacinas para o município e disse ser importante as pessoas manterem os cuidados e a prevenção contra o vírus. “Nossa primeira preocupação é salvar vidas”, comentou o prefeito, acrescentando que a estratégia agora é realizar mais testes, a fim de poder monitorar as pessoas contaminadas e fazer com que os números de casos não sejam aumentados.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.