Bandeira segue vermelha em Rio Grande e protocolos de distanciamento são os do estado
Em transmissão pela página da Prefeitura no Facebook, na noite deste sábado (8), o prefeito Alexandre Lindenmeyer anunciou que o Comitê Municipal Técnico em Saúde adotou a bandeira de cor vermelha para o município do Rio Grande, pela quinta semana consecutiva, conforme o Modelo Papareia de Distanciamento Social Controlado. A bandeira entra em vigor na segunda-feira (10) e se manterá desta cor até o próximo domingo (16).
A partir da definição da bandeira, o município do Rio Grande vai adotar todos os protocolos de distanciamento estabelecidos pelo Plano Estadual. Todas as atividades essenciais descritas pelo governo estadual, agora, são consideradas como essenciais pelo município rio-grandino. Semanalmente, o Comitê Técnico em Saúde vai continuar divulgando a bandeira para o município com as características locais.
O que não funciona
Com a bandeira vermelha definida para Rio Grande e conforme previsto no Plano Estadual de Distanciamento, muitos setores terão capacidade de atendimento reduzido, como por exemplo, o comércio. Outros setores, como a área de Educação, permanecem com a maioria das atividades de forma remota. Na área da indústria, o percentual máximo de trabalhadores presentes no turno, ao mesmo tempo, respeitando o teto de ocupação o espaço físico – máximo de pessoas, é o mais alto, 75%.
No link https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/ e dentro da aba “Protocolos Específicos – todos os setores”, existem as informações sobre quais setores não poderão funcionar a partir de segunda-feira tendo como base o Plano Estadual de Distanciamento adotado pelo Comitê Municipal Técnico em Saúde, anunciado na quinta-feira (6).
Motivos para o vermelho
“Temos protocolos iguais ao do governo do estado, porém com indicadores elevados para a definição de nossa bandeira”, lembrou o prefeito. A queda no número de hospitalizações na última semana, número de leitos de UTI livres e leitos de UTI ocupados por pacientes da Covid-19 e número de óbitos foram alguns dos fatores considerados para manter a bandeira vermelha para o município.
Durante a transmissão, o prefeito citou que mais de 7.400 testes já foram realizados pelo setor público, além dos que são realizados pela área privada. Reiterou a necessidade de se aumentar os índices de distanciamento social, que ainda é baixo, longe do aceitável, calculado em, no mínimo, 60%.
Assessoria de Comunicação PMRG