Banheiro da FURG é pichado com frases e símbolos nazistas e racistas
Nesta sexta-feira (13), um banheiro masculino da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi pichado com frases e símbolos nazistas e racistas. O banheiro é da Faculdade de Direito e fica localizado no pavilhão 6.
Estudantes foram avisados por uma funcionária da limpeza sobre o vandalismo nas paredes.
O ato provocou consternação da comunidade acadêmica e em geral, que pede punição a quem cometeu os crimes.
A Lei do Racismo (nº 7.716/89) estabelece que é crime no Brasil “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, sob pena de dois a cinco anos de prisão e multa.
Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (12) a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei 14.532, de 2023, que tipifica como crime de racismo a injúria racial, com a pena aumentada de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão.
A Furg emitiu uma nota de repúdio:
“Nota de Repúdio‼️
Instituição se manifesta a respeito do ato criminoso, racista e de cunho nazista encontrado em banheiro do campus Carreiro
A Universidade Federal do Rio Grande vem a público manifestar-se acerca da denúncia relacionada ao ato criminoso, racista e de cunho nazista identificado em um dos banheiros do Campus Carreiros.
A instituição repudia veementemente o ocorrido e informa que todas as providências administrativas de apuração assim como de responsabilização criminal já estão sendo tomadas.
A FURG, uma universidade pública, plural, diversa, inclusiva, não se calará ou compactuará com atos abjetos, intoleráveis e criminosos.”
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação