Bibliotheca Rio-Grandense terá programação especial para a Noite do Centro Histórico
Sediada num dos prédios históricos mais importantes e imponentes da cidade do Rio Grande, a Bibliotheca Rio-Grandense receberá uma série de atividades durante a Noite do Centro Histórico. Durante as duas noites do evento será possível que o público presente visite parte do acervo histórico da instituição, um dos maiores do país contando com mais de 400 mil volumes. A visita guiada acontecerá em locais aos quais o público não possui acesso, onde ficam armazenados exemplares históricos de diversos jornais, além de exemplares de livros de grande valor material e histórico.
Em seu salão principal, o Salão de Leitura, haverá uma exposição sobre a vida e a obra da jornalista e escritora rio-grandina, Carmen Silva. Personalidade apontada como uma das precursoras do feminismo no Brasil, Carmen ficou nacionalmente conhecida pelos assuntos abordados em suas matérias publicadas em conceituadas revistas de circulação nacional antecipando debates sociais ainda não presentes na sociedade brasileira.
A Academia Rio-Grandina de Letras também participará do evento oferecendo uma exposição com seu acervo técnico. Já no segundo andar do edifício histórico ocorrerá a exposição e venda de artesanatos produzidos na cidade do Rio Grande, buscando a valorização destes produtos e o reconhecimento de artesãos locais.
Sendo a biblioteca mais antiga em atividade no RS, a Bibliotheca Rio-Grandense possui grande importância histórica não só para a população local como para todos os gaúchos. Fundada no ano de 1846 pelo imigrante lusitano João Barbosa Coelho como um gabinete de leitura rapidamente teve seu valor reconhecido pela comunidade rio-grandina, mantendo seu funcionamento ininterrupto até os dias de hoje. Sua importância para a cidade do Rio Grande passa também pelo fato de que nas últimas décadas do século XIX funcionou no prédio que a abrigava o primeiro centro de alfabetização da cidade.
Para Ronaldo Gerundo, presidente da instituição, a Noite do Centro Histórico será uma oportunidade para a aproximação da comunidade rio-grandina de sua biblioteca, valorizando este patrimônio imensurável que é acervo da instituição. A ideia de abrigar diversas atividades simultaneamente visa atrair um bom público ao local, superando a marca de 300 visitantes em uma única noite alcançada na última edição do evento.
O evento Noite do Centro Histórico acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, com uma programação especial em prédios históricos da cidade do Rio Grande e em diversos museus que terão horário especial de funcionamento nos dias do evento. A programação oficial será divulgada em breve nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura Municipal.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação