NotíciasRio Grande

BM e SMED conversam com estudantes de Rio Grande sobre violência e drogas

A Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Educação e, em parceria com a Brigada Militar, está promovendo em oito escolas municipais palestras sobre a importância da prevenção ao uso de drogas e violência.

Segundo a prefeitura do Rio Grande, o intuito dessa ação é promover a paz e a segurança nos ambientes escolares, além de tranquilizar os alunos, professores e responsáveis. “Com essa ação a Brigada Militar busca estreitar os laços e proporcionar para a comunidade uma sensação de segurança e, mais do que isso também desmistificar parente os alunos a ideia da polícia apenas repreensiva, logo buscamos ter uma visão mais humanitária”, destaca a 2° Sargento Leticia, 6° Batalhão de Polícia Militar do Rio Grande.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Zenir de Souza Braga

Na tarde desta terça-feira (4), 57 alunos de três turmas da Escola Zenir de Souza Braga, receberam a visita do Soldado Sagas, membro do 6° Batalhão de Polícia Militar, e instrutor e coordenador do Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência (Proerd) em Rio Grande. Sagas realizou uma tarde de conversa sobre a importância da prevenção ao uso de drogas e violência, bem como suas consequências.

Um dos temas abordados durante a conversa foi as consequências para menores de idade que cometem algum tipo de infração, seja ela um ato inflacionário ou criminoso. “É importante que esses jovens entendam que todas as suas ações, sejam elas através da drogadição ou da violência geram consequências nas suas vidas. A lei prevê punições aos infratores ou criminosos mesmo que sejam menores de idade, então conscientizá-los disso é extremamente importante”, pontuou.

Além disso, Sagas destacou a importância de uma conversa como essa, ser aberta à estudantes de outros anos. “Aqui nós mostramos aos jovens o impacto negativo que as drogas podem causar em suas vidas, e é importante trabalhar isso com todas as faixas etárias, hoje, por exemplo, nós conversamos com alunos de 6º ano, uma faixa que não está no currículo do Proerd” ressaltou.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Garcia

Nesta quinta-feira, foi a vez dos alunos do sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Dolores Garcia, localizada no Cassino, receberem a visita da 2° Sargento Leticia e do Soldado Sagas, membros do 6° Batalhão de Polícia Militar, e instrutor e coordenador do Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência (Proerd).

Na palestra, foram abordadas diversas temáticas sobre as responsabilidades, direitos e deveres dos adolescentes, dentre os assuntos a violência praticada no ambiente escolar ou familiar e os alertas sobre os malefícios sobre consumo de drogas causados à saúde física e mental do usuário foram destaque.

“É muito importante essa parceria da segurança pública, para que a gente consiga encaminhar prevenções e fornecer informações para esses jovens, não somente dentro da sala de aula, mas que eles levem para dentro de casa esses valores e comportamentos. Essa parceria veio para somar, pois é relevante estarmos todos unidos nessa campanha de paz que o município está elencando”, diz a Diretora da Escola Dolores Garcia, Marcia Bastos.

O Proerd

 Desenvolvido em Rio Grande há 24 anos, e já tendo formado mais de 25 mil alunos, o Proerd atende alunos do 5º e do 7º ano do ensino fundamental, além dos alunos de ensino médio. O programa consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e as famílias, sempre com o objetivo de manter as crianças longe das drogas e da violência. A expectativa é que o programa comece a ser executado nas escolas públicas e privadas do município nos próximos meses.

“O Proerd é uma ferramenta institucional, onde levamos para dentro da escola orientações aos jovens sobre diversos assuntos, principalmente sobre a drogadição, que é um dos maiores vilões da nossa sociedade jovem. A ideia principal é atuar na área preventiva e educacional, pois o instrutor do Proerd é também um educador social e, trazendo esse viés para dentro das escolas, juntamente com os professores, alunos e pais é possível transformar esse ambiente em uma rede, para montar estratégias mais fortes para combater o crime e os usuários de drogas na sociedade”, destaca o Soldado Sagas, instrutor e coordenador do Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência (Proerd).

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.