NotíciasRio Grande

Caminhada pela conscientização do autismo marca o Abril Azul

Na manhã deste sábado, 05, dando continuidade às atividades do Abril Azul, mês de conscientização do autismo, foi realizada uma caminhada em prol da inclusão e visibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento teve início no Largo Dr. Pio, contornou a Praça Tamandaré e finalizou em frente à Prefeitura Municipal.

A iniciativa foi promovida pela mãe atípica Pâmela Gonçalves juntamente ao Coletivo Autistas Crescem, com o apoio da Prefeitura através da Coordenadoria Municipal da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades – COMDAH, do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades – COMDES e da Secretaria de Relações Institucionais e Comunitárias, além de demais entidades ligadas à causa do autismo. A caminhada reuniu mães atípicas de diversas organizações e pessoas com autismo, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da inclusão social.

No final do trajeto, os participantes foram recepcionados em frente à Prefeitura, onde a equipe do Tudo Fácil ofereceu atendimentos, fornecendo orientações sobre a documentação necessária para a confecção e atualização da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA – CIPTEA, além de outros serviços informativos. A Ouvidoria da Prefeitura também esteve presente, ouvindo a comunidade e registrando demandas a respeito de políticas públicas e necessidades das pessoas com deficiência. A COMDAH também esteve realizando atendimentos e explicando um pouco mais sobre a agenda de inclusão social, prevista para o município.

Visita à Fototeca Municipal Ricardo Giovannini

Após a caminhada, a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini abriu suas portas para receber as mães atípicas e as pessoas com autismo. Segundo a secretária adjunta de Relações Institucionais e Comunitárias, Thais Saggiomo, “foi aberto um espaço de acolhimento na Fototeca para as pessoas com TEA e as mães atípicas, com material lúdico disponível, informativos, e o acompanhamento da servidora Gianne Atallah, que fez a apresentação do espaço, para que todos pudessem aprender um pouco mais sobre as fotos e a história do município”.

O calendário do Abril Azul segue durante todo o mês, com ações como rodas de conversa com temáticas inclusivas, blitz educativas, seminários, palestras, jantar inclusivo, encontro de mães atípicas, entre outras atividades.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.