Campanha “BGV sem contaminação” é destaque no enfrentamento ao Coronavírus em Rio Grande
Rio Grande vem demonstrando, até o momento, bons resultados no combate ao novo Coronavírus. A cidade apresentou os melhores indicadores de isolamento social entre as cidades de médio e grande porte do estado entre os dias 13 e 22 de abril, de acordo com estudo publicado no Jornal do Comércio. Resultado da cooperação comunitária e da atuação de diversas instituições públicas e privadas. Uma das ações que merece destaque no município é a campanha de sensibilização “BGV sem contaminação”.
A campanha acontece no bairro centenário que é um dos mais conhecidos da cidade. Reduto de artistas e músicos, e também de tradicionais blocos de carnaval e times de futebol amador. O Bairro Getúlio Vargas (BGV) possui alta densidade demográfica, como outras comunidades habitadas pelas classes populares brasileiras, e por isso apresenta maior risco de transmissão para seus moradores.
A campanha “BGV sem contaminação” tem duas frentes de ação, uma delas de sensibilização comunitária e outra de assistência direta aos moradores em situações de vulnerabilidade social. A primeira comporta um trabalho de conscientização através de música, vídeos e outros conteúdos para serem compartilhados por redes digitais como: WhatsApp, Instagram e Facebook. A segunda frente é a distribuição de produtos de higiene, limpeza e cestas de alimentos para as pessoas mais necessitadas por estas formas de auxílio na comunidade.
A campanha “BGV sem contaminação” tem música tema, produzida e cantada pelo rapper André Dizéro. A música menciona ruas conhecidas do bairro articuladas com vários cuidados sanitários e a necessidade de isolamento social. Além disso, lideranças comunitárias e religiosas de diversos segmentos, membros da associação de moradores, e outros voluntários participaram de vídeos onde pedem que a comunidade respeite o isolamento social e siga as orientações sanitárias e de higiene. A ação solidária conta com a parceria da Prefeitura Municipal do Rio Grande, a partir da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro e da Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), além da Superintendência do Porto do Rio Grande.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG