Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 30 de junho
Com o novo prazo Vigilância Epidemiológica de Rio Grande quer aumentar cobertura vacinal de crianças de 6 meses a 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas, pessoas de 55 a 59 anos e professores das escolas das redes pública e privada
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada em todo o país. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde. O prazo anterior era o do término da campanha nesta sexta-feira, 5, mas foi estendido pelo órgão federal para que a meta de imunização, que é de 90%, possa ser alcançada. Segundo o Ministério, a cobertura vacinal do país, ao contabilizar as metas das unidades federativas, encontra-se, neste momento, em 75,79%.
Pela prorrogação, o grupo prioritário da atual fase, que inclui pessoas de 55 a 59 anos e professores das escolas das redes pública e privada, tem até o final de junho para se vacinar contra a influenza. Contudo, permanece aberta a vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas, e demais grupos contemplados nas fases anteriores.
O Programa Estadual de Imunizações da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância do Rio Grande do Sul divulgou, nesta semana, dados que comprovaram a baixa cobertura vacinal em crianças, gestantes e puérperas nesta Campanha, destacando os municípios que são compreendidos pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, entre eles, Rio Grande. Por este motivo são estes grupos, principalmente, que o município pretende alcançar durante a prorrogação da Campanha.
A vacina contra a influenza está disponível em todas as unidades de saúde do município. Ao procurar os locais de vacinação a população deve evitar, sempre que possível, aglomerações, além de fazer o uso de máscaras e higienização quando necessário. A vacina da influenza não protege contra o coronavírus, mas pode auxiliar os profissionais da saúde no diagnóstico da doença, que tem sintomas parecidos.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação