Campanha Maio Amarelo 2019 foi aberta oficialmente na tarde de ontem (2)
A Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), em parceria com o Sest Senat, realizou na tarde de ontem (02), no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, a abertura oficial da campanha Maio Amarelo 2019.
As ações que compõem a campanha acontecem até o final do mês e buscam alertar a sociedade sobre o alto
índice de acidentes no trânsito, além de mobilizar o máximo de pessoas possível em prol da redução destes números.
Durante o evento de abertura, compuseram a mesa o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o Vice-prefeito, Paulo Renato Gomas, o Secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Carlos Alberto Brusch Terres, o Vereador Edson Lopes (Edinho) e a Gerente do Sest Senat, Queli Schenkel.
Em sua fala, o Prefeito destacou a importância da abordagem desse tema para a preservação da vida. “É relevante mencionar que a campanha é emblemática. As nossas crianças instruindo adultos para que repensem suas atitudes diante das escolhas no trânsito.” disse ele.
Lindenmeyer também definiu como fundamental o trabalho realizado pelos Agentes de Trânsito. “Quero deixar especialmente nosso reconhecimento aos nossos parceiros diretos, que não só fiscalizadores, são defensores da vida através da busca pelo cumprimento da legislação”, finalizou.
O vice- prefeito, Paulo Renato Gomes, lembrou o trabalho de educação realizado pela SMMAS, tanto pelo Núcleo de Educação para o Trânsito, quanto pela Guarda Municipal, através dos projetos como RONDEI e Promotores da Paz.
Já o secretário Carlos Alberto Brusch Terres, agradeceu a parceria com o Sest Senat e fez uma breve apresentação mostrando a campanha desenvolvida no ano anterior. Brusch ainda explicou aos presentes qual objetivo do movimento e exibiu dados que indicam a redução do número de acidentes fatais nas vias municipais em Rio Grande. Segundo os números, disponíveis no site do Detran, no ano passado, foram registrados 9 acidentes fatais em vias municipais. Uma redução de cerca de 50% em relação a média dos últimos cinco anos e o menor número desde 2007 para acidentes neste tipo de via.
Ainda durante o momento das falas, o vereador Edson Lopes comentou sobre o tempo em que ocupou o cargo de Secretário da pasta responsável pela gestão do trânsito no Município. Edinho parabenizou os servidores da SMMAS pelo desenvolvimento do trabalho em prol da redução do número de acidentes no trânsito.
Além dos integrantes da mesa, estiveram presentes na cerimônia alguns secretários municipais, vereadores, representante do Corpo de Bombeiros, do Comando do 5º Distrito Naval, servidores municipais e comunidade em geral.
Maio Amarelo
Em maio de 2011, a ONU decretou a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”, período que se encerra no ano de 2020. Essa decisão foi tomada após um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicar índices alarmantes de mortes em razão de acidentes no trânsito. O mesmo estudo revelou que se nada fosse feito, até 2020, 1,9 milhão de pessoas morreriam no trânsito e ele passaria a ser considerado a quinta maior causa de mortalidade.
Com base nisso, o Maio Amarelo surgiu com o propósito de alertar a sociedade sobre esses números e se tornou um movimento conhecido internacionalmente.
O mês de maio foi escolhido como período da campanha por ter sido quando o decreto foi definido. A cor amarela é a utilizada por se tratar da cor de advertência e atenção, já o laço, é o símbolo do movimento e um sinal conhecido mundialmente como alerta sobre a importância do tema.
Em alusão ao movimento são desenvolvidas, em diversos lugares do mundo, ações coordenadas envolvendo variados segmentos e que pautam o tema da segurança viária.
Em sua 6ª edição a nível global, este é o segundo ano consecutivo que Rio Grande adere ao movimento com ações planejadas pelo Executivo Municipal, através da SMMAS e em parceria com o Sest Senat.
Na edição deste ano, a campanha destaca o mote: “No trânsito, o sentido é a vida”, e leva a assinatura “#MeOuça”, fazendo analogia à importância de os adultos usarem com sabedoria o sentido da audição e ouvirem os conselhos que as crianças, com mais inocência e pureza perante à vida, são capazes de dar. Saiba mais através do site: https://www.maioamarelo.com/
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Marcos Jatahy