Campanha Pacto pela Vida já arrecadou mais de 4 toneladas de alimentos
Iniciada em Rio Grande no final de março, a campanha “Pacto pela Vida – a fome não espera”, que visa a arrecadação de alimentos para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de COVID-19, já somou mais de quatro toneladas de alimentos doados até o dia 20 de abril. A segunda fase da campanha encerrou no dia 16, data em que foram recebidos mais de uma tonelada de alimentos. A contagem final da segunda etapa ainda está em processamento.
A ideia de uma parceria para o combate à fome no município foi do Bispo Dom Ricardo Hoepers. A ação está sendo desenvolvida em conjunto, com participação da Prefeitura do Rio Grande, do IFR, de instituições religiosas, e entidades militares e da sociedade civil organizada.
Conforme avalia o coordenador do projeto, Bispo Dom Ricardo, até o momento os resultados dessa iniciativa solidária trazem um alento para as famílias em vulnerabilidade social do município. Ele informa que os alimentos fundamentais arrecadados, como feijão, arroz, massa, farinha de trigo e óleo, estão sendo encaminhados ao Banco de Alimentos e ao Mesa Brasil de Rio Grande, que distribuirão às famílias carentes cadastradas.
Dom Ricardo ressaltou o envolvimento estratégico de várias instituições, entidades e empresas do município do Rio Grande, que assumiram esse acordo para reverter a situação de pobreza e fome no município, consequência da pandemia que persiste desde o ano passado. Ainda segundo ele, outro ponto que merece ser destacado é o engajamento de um grande número de voluntários, que disponibilizam seu tempo em uma ação altruísta por empatia com essa importante causa.
Nesta segunda fase, a campanha estabeleceu pontos fixos de coleta em locais parceiros, como o Shopping Praça RG, Partage Shopping, Senac, Colégio Alternativo, Colégio São Francisco, Colégio Salesiano Leão XIII, Escola Cristo Rei, Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) – Cidec Sul, Catedral São Pedro, Igreja do Salvador e Sociedade Espírita Kardecista, com o apoio logístico do 6º Grupamento de Artilharia de Campanha (GAC) e da Cruz Vermelha. A primeira ação conjunta de mobilização promoveu a coleta de doações no 1º Drive-Thru da Páscoa.
O projeto não encerrou com essa última fase de arrecadação. A terceira ação iniciou nos locais de vacinação contra a COVID, que, desde o dia 07/04, também passaram a receber doações de alimentos. Também já está agendada uma quarta atividade, quando algumas equipes serão designadas para contato e captação de apoio financeiro das grandes empresas do município. Além disso, ainda está prevista uma 5ª ação, a ser realizada no Dia das Mães.
Entre os signatários do Pacto pela Vida, estão o Banco de Alimentos, SESC, Cruz Vermelha, CDL, Colégio São Francisco, Diocese do Rio Grande, FURG, 6º GAC, Escola São Luiz, COPERG, Colégio Salesianos, SENAC, UERG, Arutema, Urumi, IFRG, Egreja do Salvador, Escola Cristo Rei, Colégio Alternativo e diversas outras instituições e empresas que colaboram. Todos que se identificarem com o projeto são convidados para participar do pacto.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Pacto pela Vida