Caps Conviver completa 10 anos em Rio Grande
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Conviver completou 10 anos de atividades no município do Rio Grande. Para marcar a data atividades de integração, culturais e de lazer foram organizadas pela equipe multidisciplinar do dispositivo e realizadas com os usuários. O CAPS, conforme explica a Dirigente do Núcleo de Saúde Mental da SMS, Robini Duarte, é uma rede substitutica dos hospitais psiquiátricos do país e é considerado uma rede extra-hospitalar. Seu objetivo é oferecer atendimento à população de forma humanizada, bem como acompanhamento clínico e reinserção social.
Segundo a Dirigente, o Caps Conviver é voltado para o atendimento de pessoas com transtornos graves, não transitórios, com histórico de infrações suicidas e pessoas que possuem sofrimentos psíquicos graves. O dispositivo dispõe de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psiquiatras, psicólogos, pedagogos, técnicos em artes, enfermeiros, técnico de enfermagem, educadores sociais, auxiliar em farmácia, assistente social e um médico clínico. Atividades diárias são desenvolvidas no local, inclusive refeições. De acordo com Robini, a demana é espontânea e os encaminhamentos posteriores ao plano terapêutico definido pela equipe em reunião.
O Caps Conviver está localizado na rua Presidente Vargas, 688. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18, com excessão das quartas-feiras, quando a equipe multidisciplinar se reúne para a elaboração dos planos terapêuticos.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG