Carnaval da Ilha da Torotama é Patrimônio Cultural Imaterial do Município
Por 19 votos favoráveis, o Projeto de Lei 55/2019, de autoria do vereador Ivair Souza – Vavá (MDB), que torna o carnaval da Ilha da Torotama patrimônio cultural imaterial, foi aprovado na sessão ordinária dessa terça-feira.
De acordo com o vereador proponente, o carnaval de rua é realizado na Ilha há, pelo menos, 60 anos, consagrando-se como uma tradição na comunidade. A festa é organizada pelos blocos dos clubes de futebol amador da localidade, que são o Fiateci Futebol Clube, Esporte Clube Novo Avante e Esporte Clube Bom Sucesso. Um dos momentos tradicionais é quando os blocos carnavalescosdos times fazem referência à rivalidade trazida dos campos, indo visitar um a sede do outro. As fantasias da corte também sãodestaques da festa.
A festividade se estende até o domingo pós quarta-feira de cinzas, levando moradores de diferentes bairros da cidade para o carnaval fora de época. Segundo o vereador Vavá (MDB), o projeto de lei tem o intuito de valorizar a tradição carnavalesca da Ilha, para que ela se mantenha ao longo do tempo.
Além da aprovação do PL 55/2019, foram votados 92 requerimentos e indicações. Esses instrumentos legais servem para que o vereador faça solicitações ou sugira a tomada de providências sobre algum assunto ao órgão competente. Para saber qual o conteúdo e a autoria de cada um deles, acesse o Portal Legislativo.
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Rio Grande
Foto: Pixabay