Carreta Solidária da ADRA Brasil reforça ações humanitárias em Rio Grande
As ações humanitárias no enfrentamento à crise pandêmica em Rio Grande receberam um reforço de peso. Uma unidade móvel que pode fornecer até 1500 refeições por turno e com capacidade de lavar e secar 360 kg de roupas por dia chegou hoje no município. Chamada de “Carreta Solidária”, o veículo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) tem o objetivo de proporcionar atendimento emergencial para vítimas de tragédias, desastres naturais e outras excepcionalidades. A carreta ficará na cidade por aproximadamente 20 dias.
A unidade móvel dará auxilio às ações da Operação Acolhida, que está atendendo 100 pessoas em situação de rua no Centro de Eventos, e também atuará em regiões com populações em vulnerabilidade social. O veículo equipado com cozinha e lavanderia possui a “vantagem de, em uma unidade, preparar e entregar a comida pronta”, pontua Daniel Fritoli, diretor regional da ADRA no Rio Grande do Sul. Daniel ainda destaca o papel da lavagem das roupas por conta da importância dos cuidados com higiene e limpeza para impedir a transmissão do novo coronavírus. O veículo equipado para dar respostas rápidas em situações de emergência já esteve em Brumadinho-MG para auxiliar vítimas do rompimento da barragem da Vale SA, em janeiro de 2019.
“Quero ressaltar a importância da chegada deste equipamento em Rio Grande e do trabalho da ADRA, vai permitir um trabalho de prevenção, de orientação e de atendimento às comunidades mais carentes nesse momento tão delicado que a gente vive”, explica Darlene Torrada Pereira, secretária do Gabinete de Projetos e Programas Especiais (GPPE), sobre o papel da unidade móvel nos próximos dias. Darlene ainda lembra que as pessoas que serão atendidas pela ação pertencem aos grupos mais vulneráveis de nossa população. “Sabemos que os mais afetados por essa pandemia são as pessoas mais necessitadas, e este trabalho vem justamente atender essas pessoas. Por isso o nosso reconhecimento e a nossa gratidão por esse trabalho”, finaliza.
O representante da ADRA RS na região sul, Cristiano Freitas, complementa, ainda, que além do reforço ao trabalho da Operação Acolhimento, com a produção das refeições e da lavagem de roupas, e das ações em regiões de vulnerabilidade social, a carreta também vai atuar em comunidades terapêuticas. Cristiano também mencionou que o consultório existente na unidade móvel servirá como um espaço para orientações sobre saúde e higiene. A secretária de Cidadania e Assistência Social, Ana Fausta, destacou a parceria entre Prefeitura e a ADRA Brasil, e também as diversas manifestações solidárias para enfrentar a crise, a importância dos voluntários anônimos de diversas crenças, e outras instituições que estão unidas para fazer o melhor nestes dias.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG