Cartões SUS que não iniciam com número “7” devem ser atualizados na SMS
A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Saúde(SMS), informa a comunidade rio-grandina a respeito da necessidade de atualização para o novo Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos aqueles que possuem o cartão SUS com numeração que não inicie com o dígito “7”, devem procurar a secretaria de Saúde para a regularização e confecção do novo cartão, que tem validade em todo território nacional. A secretaria está localizada na rua Marechal Floriano, nº5, e disponível para o atendimento de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 14h. Para a atualização é necessário apresentar certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência.
Maicon Lemos, secretário de Saúde, esclareceu que o novo cartão atualizado já é necessário para todo atendimento através do SUS, e que os antigos, que não começam com o número “7”, já não são válidos. “Assim como ocorre nos convênios, o cartão contém o cadastro do usuário que utiliza o Sistema Único de Saúde. Qualquer procedimento que apessoa queira fazer, seja internação, cirurgia, exame de sangue ou imagem, seja uma consulta com o médico, todos necessitam do cartão do SUS. Claro que em situações de urgência e emergência, a pessoa vai ser atendida e depois se procura essa informação. Mas orientamos que todos procurem a secretaria para providenciar o novo cartão, caso o número não inicie com o dígito 7”, destacou.
Ainda segundo o secretário, a atualização do cartão SUS está inserida em contexto federal relacionado ao financiamento da política nacional de atenção básica e informatização dos dados. “Se a pessoa não apresentar o novo cartão atualizado, o governo federal não mais fará o pagamento do atendimento realizado pelo SUS. Isso é fruto dessa nova política nacional de financiamento da atenção básica, onde é pré-requisito a informatização do SUS. Então as unidades de saúde do país inteiro estão se reorganizando para poder cadastrar todos os usuários do SUS em cada município”, explicou.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação