Castramóvel: distribuição de fichas ocorre a partir da próxima segunda (26)
Na próxima segunda-feira (26), a partir das 9h, a comunidade pode retirar as fichas para agendamento da castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas) no Centro Municipal de Eventos, que está localizado na Rua Dois de Novembro, n° 153 – Parque Res. Coelho. Conforme o cronograma anual de atendimento, o serviço está disponível somente para a Zona 2, que compreende os bairros Centro, Cidade Nova, Vila Peres, Vila Dias, Parque e Salgado Filho.
O serviço de esterilização cirúrgica de animais caninos e felinos, como método oficial de controle populacional desses animais, é oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Unidade Móvel de Castração (Castramóvel) da Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (CMDDA).
Para realizar o agendamento da castração é necessário ser maior de 18 anos e morador de um dos bairros da Zona 2. Cada pessoa terá direito a apenas uma ficha e não poderá retirar fichas para terceiros. É necessária a apresentação dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência atualizado e inscrição no Cadastro Único. Além disso, cidadãos e cidadãs que moram sozinhos e que vivem em situação de rua também podem efetuar o cadastro.
O agendamento será realizado no ato da entrega das fichas, portanto, não é necessário levar o animal nesse dia. Outras informações estão disponíveis diretamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais, através do telefone 3233-7275 e no anexo ao final da matéria.
Em caso de cancelamento ou desistência, o responsável deve avisar com antecedência mínima de 48 horas, através de contato presencial ou telefônico diretamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais. Em caso de não cumprimento, a cirurgia não será remarcada sob hipótese nenhuma.
SOBRE A COORDENADORIA
Criada através da Lei Municipal n° 7.581 de 1° de abril de 2014, a Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais promove no município do Rio Grande, ações educativas, esterilização cirúrgica de cães e gatos, verificação de denúncias de maus tratos aos animais e o atendimento clínico de animais em vulnerabilidade.
Até o mês de outubro de 2018, o balanço de atividades da Coordenadoria registrou 5.834 castrações de cães e cadelas, bem como de gatos e gatas. Além de 521 verificações de denúncias de maus-tratos aos animais (as verificações têm caráter educativo e são realizadas pelos médicos veterinários).
Dentre as atividades, nesse período também foram realizados 965 atendimentos clínicos de animais em vulnerabilidade e 129 acompanhamentos à Vigilância da Raiva.
Assessoria de Comunicação / PMRG
Foto: Marcos Jatahy
Hoje oi eu queria saber se quem mora uma rua antes do colégio França Pinto pode pegar uma ficha?
Boa Tarde Lizandra!
Nós apenas divulgamos as notícias. Para mais informações, procure a Prefeitura.
Obrigado pela interação!