Castramóvel: Procura pelas fichas de castração gratuita de animais movimentou o Centro de Eventos
Nesta segunda-feira (26), no Centro de Eventos, foi realizada a distribuição de fichas para o agendamento de castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas) pela Unidade Móvel de Castração (Castramóvel). O atendimento ao público foi realizado pela equipe da Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA) e da Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (CMDDA), ambas da Prefeitura Municipal do Rio Grande.
Durante a manhã de agendamentos, cada interessado no serviço de esterilização cirúrgica teve direito à castração de um animal (cão ou gato), sendo oferecido, exclusivamente, para os moradores dos bairros Centro, Cidade Nova, Vila Peres, Vila Dias, Parque e Salgado Filho.
Como foi o caso da aposentada e moradora do bairro Cidade Nova, Nilzone da Cruz, que desde às 6h da manhã garantiu o primeiro lugar na fila de distribuição das fichas de castração. A aposentada adotou sua cachorra, recolhendo o animal que estava abandonado na Av. Portugal. Nilzone buscou, por meio da castração, possibilitar à nova integrante da família uma vida mais saudável e com menos riscos de desenvolver câncer de mama. Com a mensagem “Adote e castre”, Nilzone alerta para o número de animais abandonados no município e incentiva que a comunidade também adote e busque pelo serviço de castração.
Ao todo, foram distribuídas 30 fichas para machos e 20 fichas para fêmeas, visando a castração de cães e gatos da Zona 2 do cronograma anual do Castramóvel.
A equipe de atendimento também reforça o lembrete para que caso exista o cancelamento ou a desistência da castração, o responsável pelo animal deve avisar com antecedência mínima de 48 horas, através de contato presencial ou telefônico com a Coordenadoria. Se não houver o cumprimento da medida, a cirurgia não será remarcada sob hipótese alguma.
SOBRE A COORDENADORIA
Criada através da Lei Municipal n° 7.581 de 1° de abril de 2014, a Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais promove no município do Rio Grande, ações educativas, esterilização cirúrgica de cães e gatos, verificação de denúncias de maus tratos aos animais e o atendimento clínico de animais em vulnerabilidade.
Até o mês de outubro de 2018, o balanço de atividades da Coordenadoria registrou 5.834 castrações de cães e cadelas, bem como de gatos e gatas. Além de 521 verificações de denúncias de maus-tratos aos animais (as verificações têm caráter educativo e são realizadas pelos médicos veterinários).
Dentre as atividades, nesse período também foram realizados 965 atendimentos clínicos de animais em vulnerabilidade e 129 acompanhamentos à Vigilância da Raiva.
Para mais informações, confira o anexo ao final dessa matéria ou entre em contato diretamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais, através do telefone 3233-7275.
Assessoria de Comunicação / PMRG
Foto: Jéssica Corrêa