CCN Sentinela embarca para o 1º Festival Internacional de Danças de Águeda, em Portugal
A Invernada Adulta do Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande embarcou na manhã desta terça, 30, para Portugal. O grupo participa entre os dias 2 e 10 de agosto do 1º Festival Internacional de Danças de Águeda. O grupo de 17 pessoas reúne oito casais de dançarinos, três músicos e um casal cultural responsável pelo grupo. Serão 7 apresentações, uma no Festival Internacional e mais seis em festivais paralelos, nas localidades de Leiria e Mira, também em terras portuguesas. O evento reúne delegações do México, Portugal, Nepal, Polônia dentre outros países.
O patrão do Sentinela, que é também um dos dançarinos que compõe a comitiva, Gabriel Gomes, conta como foram os preparativos e expectativas do grupo nesta reta final. “Foi uma reta final de muitos ensaios, porque o grupo também está se preparando para o Enart deste ano. Estamos ansiosos, porque mesmo que estejamos há muito tempo no mundo da dança, é a primeira vez representando o país em um festival internacional, é uma grande responsabilidade”, diz. Mas ele também conta que todo o esforço já começa a ser recompensado e que da estadia em Portugal o grupo espera um rico intercâmbio cultural entre as danças gaúchas e os ritmos de Portugal e dos outros países que estarão no festival.
A participação do CCN no Festival Internacional foi um convite feito pelo prefeito da cidade portuguesa, Jorge Almeida, em visita a Rio Grande para as comemorações dos 25 anos de geminação entre Rio Grande e Águeda. O prefeito Alexandre Lindenmeyer intermediou o diálogo entre o CCN e empresas do Rio Grande que estão cobrindo as despesas com as passagens aéreas dos integrantes da invernada.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG