Central de Testagem para a Covid-19 da UPA da Junção já realizou 60 testes rápidos
Testes sorológicos, que detectam presença de anticorpos contra a Covid no organismo, estão sendo realizados no local há 13 dias
A Unidade de Pronto-Atendimento da Junção é uma das nove unidades de saúde estruturadas para a realização de testes rápidos (sorológicos) no município. Outras duas estão localizadas no bairro São Miguel e região central da cidade, e as seis restantes estão distribuídas pelo interior do município.
No Centro de Testagem da Junção já foram realizados, desde o início do trabalho no local, em 22 de maio, 60 testes rápidos em casos com suspeitas de Covid-19. Uma farmacêutica e uma enfermeira atuam na realização destas testagens sorológicas, que identificam a presença de anticorpos contra o coronavírus no organismo das pessoas.
A responsável pela coordenação no Centro, Patrícia Echevengua, explica que a realização dos testes rápidos obedece a um protocolo geral, e por isso são agendados através da Vigilância Epidemiológica. “Todos os pacientes com síndromes gripais são notificados pela Vigilância Epidemiológica, que os acompanha, monitoriza o tempo em que a pessoa está apresentado os sintomas, e agenda para a realização em um dos locais de testagem”, esclarece. De acordo com o que vem mostrando a literatura médica sobre o coronavírus até aqui, a presença de anticorpos só é desenvolvida/detectada a partir do 10º, 11º dia de contágio.
Atualmente o Centro de Testagem da Junção funciona das 8h às 20h, conforme a demanda encaminhada pela Vigilância Epidemiológica. Contudo, a gestora explica que uma equipe já recebeu treinamento e capacitação para atuar com a realização de 20 a 25 dias teste por dia, de segunda a domingo, começando por este final de semana.
Além de testagem, também funciona junto à UPA da Junção um Centro de Triagem para atendimentos específicos de Síndrome Gripal e Intercorrências Respiratórias. Neste sentido, os atendimentos para esse serviço tiveram início no dia 12 de maio. Até o início do mês de junho, o balanço é de 80 atendimentos realizados pela Triagem, com uma média de 5 atendimentos por dia no local.
O serviço funciona num regime de 24 Horas, com atendimento médico feito por dois plantonistas e equipe de enfermagem. Patrícia explica que na triagem é realizado o atendimento de pacientes com sintomas gripais leves ou moderados, e nos casos identificados como graves, se necessário, a equipe realiza a estabilização do paciente e o encaminha para a Santa Casa de Rio Grande. Uma ambulância está disponível 24 Horas no local.
Tele-Covid19: 0800 642 4650.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação