NotíciasRio Grande

Cerest realiza formação em Saúde do Trabalhador em Rio Grande

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Macrorregião Sul gaúcha realizou uma formação para profissionais que atuam na rede pública da Secretaria da Saúde no município do Rio Grande. Dela participaram, também, a secretária Zelionara Branco e a gerente da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Alessandra Leal.

A atividade ocorreu no Salão Nobre Deputado Carlos Santos da Prefeitura Municipal, na semana passada, e coube às profissionais do Cerest da Macrorregião Sul, psicóloga Raquel Campos e a enfermeira Daniela Borba, reforçarem como se dão os processos de notificações de acidentes de trabalho dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Elas enfatizaram temas que, ao longo do ano, se destacaram em termos de registros de acidentes de trabalho e que englobam, também, as doenças.

As profissionais abordaram o tema saúde mental, ou seja, como identificar o processo de adoecimento e encaminhar as notificações. Conforme explicou Alessandra Leal, “não é preciso ter um trabalhador em estado crítico de adoecimento para iniciar o processo de notificação”. No começo da percepção do adoecimento, acentua, já é possível efetuar a notificação.

Por sua vez, a secretária Zelionara Branco lembrou que os últimos anos foram de muita superação e de resiliência para todos os profissionais da Saúde que tiveram que enfrentar eventos incomuns e que contribuíram para afetar bastante a saúde de todos os trabalhadores desta área. Como por exemplo, citou a pandemia da Covid-19 e, este ano, o evento climático extremo da enchente de maio/junho como principais agravantes. Por fim, a secretária agradeceu a contribuição de todos ao longo de todos esses anos.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.