Cerimônia de Abertura da Campanha do Agasalho de 2023 é realizada no Salão Nobre, nesta quarta-feira (17)
Este ano, a campanha acontece entre os meses de maio e julho com o tema – Aqueça a Vida de Alguém
Com a chegada das estações de outono e inverno, ocorreu nesta quarta-feira (17) a abertura da Campanha do Agasalho de 2023, no Salão Nobre da Prefeitura, às 9h. Este ano, a campanha acontece entre os meses de maio e julho com o tema “Aqueça a Vida de Alguém”, tendo como objetivo arrecadar vestimentas de enfrentamento ao frio e realizar doações à população em estado vulnerável e situação de rua.
Tradicionalmente realizada pela primeira-dama, este ano a campanha é assumida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) juntamente com Secretaria Municipal de Educação (SMEd), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Defesa Civil e Câmara de Vereadores de Rio Grande, além de contar com parceiros como a ADRA e a PERG.
Arrecadações
As arrecadações têm início nesta quinta-feira, (18/05) e encerram em julho, no dia 14. Serão 10 pontos de arrecadação, sendo eles: IFRS, SESC, SENAC, SENAI, Shopping Partage, Shopping Praça Rio Grande, Unimed Litoral Sul, Clínica AmorSaúde, Supermercados Guanabara e a Câmara Municipal de Vereadores de Rio Grande. São destacados casacos, cobertores, jaquetas, meias e moletons, de todos os tamanhos adultos e infantis, como itens prioritários de enfrentamento ao frio a serem doados.
Dias D
Estima-se que, durante a estação, serão em torno de 3 dias de extremo frio em que serão realizadas campanhas massivas de enfrentamento ao clima adverso. Durante esse período, a SMCAS, em parceria com a instituição ADRA, irá entregar refeições e bebidas quentes (especialmente nos horários da noite) e acolher e oferecer assistência temporária.
Nestes dias, também, a população vulnerável irá receber sacos de dormir térmicos e impermeáveis, destinados principalmente a moradores de rua. Os itens foram confeccionados previamente em uma ação conjunta entre a Defesa Civil, o Praça Shopping e a Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG).
Entrega de doações
Para a entrega das arrecadações, o poder público funcionará como um equipamento de alcance aos mais vulneráveis. Nesta edição, a campanha funciona como uma ampla rede de distribuição atendendo diversos grupos vulneráveis e não apenas aqueles que estão cadastrados em programas da SMCAS.
A Defesa Civil irá atuar na captação, recebimento e distribuição dos agasalhos, disponibilizando viaturas para o transporte, assim como a SMEd que irá disponibilizar caminhões para recolhimento de doações da rede de supermercados participante. Além disso, as escolas das periferias serão utilizadas como postos de recepção, após, o que for recolhido será concentrado em outras três outras escolas, onde será feita a seleção do que foi arrecadado.
As doações iniciam-se uma semana após o início da campanha e podem ser recolhidas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro POP (Centro de Referência Especializados Para a População em Situação de Rua), Restaurante Popular, Serviço de Acolhimento Noturno (Albergue). Este ano as escolas EMEF Viriato Corrêa, EMEF João Oliveira Martins, EMEF Zelly Esmeraldo e EMEI Querência, também irão participar das entregas.
A importância dessas ações reflete diretamente no bem estar social. Neste ano, a cidade alcançou a marca de 3 anos seguidos sem fatalidades por hipotermia.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação