Chendler Siqueira é nomeado Coordenador Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Uma portaria (022/2019) assinada pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer nomeou o servidor Chendler Siqueira para exercer o cargo não remunerado de Coordenador Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A assinatura da lei ocorreu no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, primeiro negro a assumir a cadeira de governador do estado do Rio Grande do Sul, em agosto deste ano. Na oportunidade, o prefeito resumiu que a criação da Coordenadoria dialoga com políticas de inclusão da população negra e que ocorrem na contramão do momento de desconstrução pelo qual atravessa o país.
“É com muita felicidade e orgulho que recebo a nomeação para exercer esse cargo como mérito do trabalho que já viemos desenvolvendo na pauta da igualdade racial, bem como no reconhecimento, empoderamento e desenvolvimento dos povos das comunidades tradicionais”, avaliou o novo coordenador.
Para Chendler, a nomeação demonstra a efetividade de um trabalho coletivo, iniciado ainda em 2014, e que repercute positivamente na sociedade rio-grandina. “A carta que recebemos do Palácio de Oyó, na África, assinada por Aláafin, Rei de Oyó, reconhecendo as ações que essa Prefeitura vem desenvolvendo com os povos de matriz africana foi uma grande conquista. Agora, com a oficialização dessa nomeação, me sinto ainda mais motivado para tocar a política de igualdade racial em Rio Grande”, completou.
Instituir e garantir a política de promoção da igualdade racial é o maior desafio que Chendler pretende colocar em prática no decorrer da sua gestão. “Queremos dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido conjuntamente e intersetorialmente com secretarias, entidades, povos e comunidades negra e tradicionais. Esperamos que seja um trabalho efetivo e que tenha sequência, independentemente de gestão”, concluiu.
Um plano de trabalho, com algumas metas que o novo gestor pretende alcançar à frente da Coordenadoria, foi entregue ao prefeito após a publicação da portaria.
Currículo
Chendler Vasconcelos Siqueira é graduando de Jornalismo. É secretário adjunto de Cidadania e Assistência Social, presidente do Grupo Interinstitucional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, coordenador do Comitê Municipal de Atenção a Migrantes, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas, Conselheiro Municipal do Povo de Terreiro, da Comunidade Negra, da Juventude, da Saúde e da Assistência Social.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG