NotíciasRio Grande

Cientista e pesquisadora da FURG receberá honraria da Agência Espacial Brasileira

Dinalva Sales foi selecionada para receber a Menção de Honra pelo Mérito Espacial por seus serviços prestados no campo da Astronomia

A professora, cientista e pesquisadora Dinalva Sales, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), foi uma das personalidades selecionadas pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para receber a Menção de Honra pelo Mérito Espacial da autarquia.

A honraria se dá em razão dos reconhecidos e relevantes serviços prestados pela professora às atividades espaciais, em especial no campo da Astronomia. A cerimônia acontece no dia 12 de fevereiro, em Brasília, na sede da agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Natural do município de Barras/PI, Dinalva Sales é graduada em Matemática e mestre em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap), e doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Foi Nasa Postdoctoral Fellow no Rochester Institute of Technology (RIT) em 2012/2013, e pós-doutoranda da Fapergs/Capes na linha de fomento a Bolsas Especiais Institucionais.

Recentemente, Dinalva tomou posse como diretora de Pesquisa na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) da FURG.

A professora possui publicações em diversas revistas de renome, onde apresentou resultados pioneiros no estudo de galáxias, como a observação de moléculas orgânicas formadas ao longo da evolução do universo, próximas de buracos negros. Também colabora com o Exactum, grupo da FURG que realizou a modelagem matemática e física da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul.

A pesquisadora atua ainda em inovação tecnológica, sendo fundadora e diretora científica da empresa Inoventer, voltada ao monitoramento ambiental – sua equipe multidisciplinar está empenhada em colocar o conhecimento técnico-científico da academia a serviço da sociedade por meio de projetos de ensino, pesquisa, extensão, gestão e tecnologia.

A Menção de Honra da AEB é constituída de diploma expedido pelo presidente da agência, acompanhado da respectiva medalha. Este ano, é conferida por ocasião da celebração do 30º aniversário da autarquia.

“Sempre tive uma veia interdisciplinar, vendo a astronomia como um grande laboratório que centraliza todas as outras ciências básicas, e que pode ajudar a encontrar soluções para os grandes problemas da sociedade”, afirma a pesquisadora da FURG.

O reconhecimento nacional não é novidade na trajetória da pesquisadora: em 2021, ela foi vencedora do Prêmio Carolina Nemes para físicas em início de carreira. O prêmio foi criado pela Sociedade Brasileira de Física e seu Grupo de Trabalho para Questões de Gênero, visando reconhecer as contribuições femininas para o desenvolvimento da física brasileira, bem como contribuir para diminuir a visível assimetria de gênero na Física.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira é a autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação responsável pelo programa espacial do Brasil. Ela opera um espaçoporto em Alcântara/MA, e uma base de lançamento espacial na Barreira do Inferno, Rio Grande do Norte. A agência deu ao país um papel de destaque no setor aeroespacial na América do Sul e tecnicamente fez do Brasil um parceiro do projeto da Estação Espacial Internacional (EEI). Anteriormente, o programa espacial esteve sob o controle dos militares brasileiros; ele foi transferido para o controle civil em 1994.

Secom FURG

Foto: Yuri Lucas/Secom FURG

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.