Circo dos Dinossauros fascina público no Praça Rio Grande Shopping
Os tradicionais circos de antigamente, tão presentes no imaginário de pais e avós, deram espaço ao novo e fascinante Circo dos Dinossauros que chegou no Praça Rio Grande Shopping. Evolvendo atrações que surpreendem e provocam emoções em um público de todas as idades, com quarenta anos de estrada no universo do circo, a intenção do criador, foi proporcionar um diferencial. E assim, remetendo aos répteis que fazem brilhar os curiosos olhares das crianças, um novo formato de Circo surge, possibilitando a diversão tão necessária para todos, e agora, contando com as vantagens da tecnologia como aliada.
As principais atrações do espetáculo são o globo da morte, corda indiana, tecido, monociclo, rebote, pêndulo, palhaço, trapézio e os tão esperados Dinossauros. O Circo estará no Praça Shopping até 21 de maio, e as apresentações ocorrem de segunda a sexta-feira, às 20h30; e aos sábados, domingos e feriados às 16h, às 18h e às 20h30. Nos dias 05, 06 e 07 de maio, o Circo receberá o show nacional do Patati Patatá. A estrutura possui 800 lugares e desde a inauguração em 21 de abril, já atraiu milhares de pessoas.
A Diretora do CCAA Rio Grande, Karen Daltoé, foi com a família em seis pessoas, incluindo duas crianças com idades de 2 anos e de 9 anos, e contou como foi a experiência:
“Superou minhas expectativas. É bem organizado, com qualidade das mágicas, das palhaçadas, as músicas de Tiktok então, as crianças piravam. A qualidade dos Dinossauros também é muito boa. Fazia tempo que não via em Rio Grande algo bom neste sentido”.
Karen ainda explicou que o filho Miguel Motta, de 9 anos, não lembrava de ter ido ao circo.
“A última vez havia sido antes da pandemia, então ele se divertiu muito. Os pequenos piravam com os dinos, tudo com muita luz, música e dançavam. Os maiores, já admiravam o equilíbrio, força e riem das piadas.”
Culturas diferentes
A equipe que se apresenta é composta por grupos de famílias circenses oriundas também do Peru. Eles mantém uma rotina regular de ensaios para que tudo saia perfeito.
O filho de Karen, de apenas 9 anos, percebeu que alguns dos artistas “não falavam bem o português”, e segundo ela, isso possibilitou uma conversa sobre sotaque, sobre o espanhol e a interferência do idioma.
“E partiu dele ao notar, pra gente foi uma experiência muito rica. Um ótimo passeio familiar, pra dar risada e aliviar a rotina. Todos precisamos mais disso.”
A professora Viviane Oliveira levou no circo um grupo de alunos do 2 º Ano da Escola Dr. Rui Poester Peixoto:
“A magia do circo causa encantamento em pessoas de todas as idades e por isso, ainda encontramos olhinhos atentos perante o espetáculo. Meus alunos tiveram hoje a possibilidade de prestigiar o Circo dos Dinossauros e saíram encantados com as atrações. Acredito que o momento mais esperado foi justamente os dinossauros, pois eram muito realistas e eles ficaram maravilhados.”
O proprietário e idealizador do Circo dos Dinossauros, Marcelo, conta que o que mais motiva, é notar os aplausos e sorrisos das crianças.
“Na pandemia, os palhaços choravam por não conseguir levar a alegria.”
Um dos maiores desafios, é para ele, depois de encontrar locais aptos para receber o circo, conseguir trazer a atenção do público.
“Porque está todo mundo focado em celular e computador.”
No entanto, Marcelo não desanima, e conta como é gratificante trabalhar para ver a alegria do público:
“Enquanto no céu uma estrela brilhar, e na terra uma criança sorrir, o circo jamais morrerá, porque o circo é uma eterna criança.”
O Circo dos Dinossauros estará no Praça Shopping até 21 de maio com apresentações todos os dias. Os ingressos são a partir de 30 reais e variam de acordo com a localização escolhida. Para adquirir é só comprar na bilheteria do local.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Karen Daltoé