NotíciasRio Grande

Circo dos Dinossauros realiza sessão inclusiva e gratuita em parceria com o Praça Shopping

“Diversidade é chamar para festa. Inclusão é chamar para dançar.”, é como explicou, há alguns anos, Vernã Myers, vice-presidente de estratégia de inclusão da Netflix. Esta frase é frequentemente motivo de inspiração para quem busca cada vez mais espaços acessíveis.

Em Rio Grande, o convite surgiu de uma iniciativa conjunta, em uma parceria do Praça Rio Grande Shopping, do Bloco “Os 100 limites”, e do Circo dos Dinossauros, possibilitando que, mais de 700 pessoas com deficiência e neuroatípicas, tivessem acesso ao Circo dos Dinossauros inclusivo, gratuito e totalmente pensado para pessoas com sensibilidade ao som e à luz.

A matinê especial ocorreu na tarde desta quinta-feira, 11, e fez parte do Projeto Praça Inclusivo, que, continuamente, prevê meios de valorização, inclusão social e ações para público com deficiência ou com o transtorno do espectro autista (TEA) no ambiente do shopping.

A sessão inclusiva, pioneira no estado, contou com iluminação regulada, sons mais baixos, especialmente adaptados para pessoas com sensibilidades sensoriais. A atividade teve a presença de intérprete de libras e locutor que fez a audiodescrição do espetáculo.

A atração envolveu o público de entidades assistenciais que atendem pessoas com deficiência ou neuroatípicas em Rio Grande. Estiveram presentes estudantes da APAE – Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais; da AMAR – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande; da Escola de Educação Especial José Álvares de Azevedo e da Escola Bilíngue Profª Carmen Regina Teixeira Baldino. Participaram também, crianças com deficiência que não integram grupos assistenciais.

Para o proprietário do Circo dos Dinossauros, Marcelo Palácios, iniciativas como esta valorizam a arte do circo como deve ser: para todos. “A parceria com o Praça Shopping e o bloco 100 limites colabora para que mais pessoas tenham acesso ao mundo do Circo. Nossa equipe técnica e de artistas, trabalhou para oferecermos um espetáculo inclusivo e com uma experiência que ficará na memória de todos que estiveram presentes.”

O Praça Shopping possui uma trajetória que abraça as causas sociais e atua ativamente em ações de inclusão. A Gerente de Marketing do Praça Shopping, Michelle Rossettini, falou sobre este acolhimento: “O Praça Shopping é de todos e para todos, é amigo da comunidade, possuímos um DNA social que busca fazer a diferença”.

Davi Nogare, 08 anos. Filho de Juliana.

A Juliana Pinheiro faz parte da administração da Associação TEA´amo e levou o filho Davi Nogare de 8 anos. “A sessão do circo para mim foi espetacular. A organização estava impecável e o cuidado que eles tiveram com cada detalhe pensando na inclusão foi show. É muito difícil para nós, famílias atípicas, nos sentirmos tão acolhidos e inclusos como nos sentimos na tarde de hoje. Eram sorrisos, gargalhadas, estereótipos de felicidade por todo o lado. Foi lindo.”

A presidente da Associação TEA´amo, Cibele Rocha, falou sobre o recebimento do convite. “Ficamos muito felizes com a oportunidade e convite das famílias atípicas da TEA´amo para esta iniciativa linda de ter um espetáculo de circo inclusivo. Nós, famílias atípicas, lutamos todos os dias para que nossos filhos sejam de fato incluídos. Parece algo simples, né? Mas para nossos autistas é algo mais complexo, por muitas questões sensoriais etc., mas principalmente porque precisamos de um olhar mais respeitoso das demais pessoas. Amar e respeitar as diferenças é o mais importante, pois somos todos únicos, cada um do seu jeito. Agradecemos a todos os envolvidos nesta iniciativa.”

A fotógrafa Raquel Borba levou os três filhos e recebeu a parceria dos avós como apoio. Foram o Gabriel Pinheiro, de 7 anos que possui TEA, a Sarah Pinheiro de 4 anos e o Nathanael Pinheiro de 2 anos que está em processo de investigação de TEA.

Nas palavras de Gabriel, “O circo foi incrível”.

Raquel ainda revelou como foi experiência: “Eu amei, o tempo foi na medida, o som no volume perfeito. Foi perfeito para cada um dos três. Gabriel é hiper foco em dinossauros, a Sarah amou a patrulha canina e o Nathanael vibrou com o Mickey”, contou a mãe.

O Circo dos Dinossauros fica no estacionamento do Praça Shopping e a temporada está nas últimas semanas. As sessões são de segunda à sexta às 20h30. Aos sábados às 16h, 18h e 20h30. Aos domingos às 16h, 18h e 20h30. Os ingressos são vendidos na bilheteria do local e no site. Para mais informações e consulta sobre os valores, acesse: https://circodosdinossauros.com.br/.

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.