NotíciasRio Grande

CODIPD e COMDICA promovem roda de conversa com associações e instituições que atuam na defesa e inclusão de crianças e adolescentes em Rio Grande

A Coordenadoria Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (CODIPD) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) promoveram na tarde da terça-feira (20), no auditório do Centro Municipal Integrado de Apoio à Família, uma roda de conversa para apresentar às associações e instituições da cidade informações sobre a atuação do COMDICA e como fazer para participar dele. A reunião foi solicitada ao Conselho pela Coordenadoria Municipal.

A coordenadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Cibele Rocha, explica que o intuito foi o de levar informação de qualidade para as instituições de Rio Grande que atuam com a assistência e a inclusão de crianças e adolescentes, além de aproveitar a ocasião para apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Coordenadoria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades.

“Foi um encontro muito produtivo em que as instituições tiraram várias dúvidas que tinham sobre o assunto, incluindo sobre como participar de editais do Conselho. E além disso, serviu para fortalecer ainda mais o diálogo entre os conselhos, a Coordenadoria e as instituições”, avaliou Cibele, que explanou sobre o trabalho da CODIPD ao lado da intérprete da Central de Libras da Prefeitura, Maria Sodré.

Ao longo da tarde, o presidente do COMDICA, Fernando Bitello, acompanhado do vice-presidente, José Carlos, e de conselheiras e conselheiros que integram o órgão de proteção às crianças, detalhou às instituições presentes no auditório as atribuições e competências municipais do COMDICA, dentre a elas a de que se constitui enquanto um órgão colegiado fundamental para a garantia dos direitos infantos juvenis no âmbito municipal. E, além disso, a responsabilidade que possui em deliberar sobre as políticas públicas destinadas à infância e à adolescência, incluindo a análise de propostas, a definição de prioridades e a fiscalização da execução das políticas adotadas no município.

Outro ponto detalhado durante a reunião disse respeito à responsabilidade que o COMDICA possui sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), cuja finalidade é financiar projetos e programas voltados para a promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. O presidente explicou como funcionam a arrecadação de recursos, o lançamento de editais, a elaboração de critérios para sua destinação e o acompanhamento da aplicação dos recursos realizada pela Conselho.

Bitello também ressaltou a importância de encontros como este para o fortalecimento do Conselho. O gestor disse que é importante esclarecer às instituições, e à comunidade em geral, as dúvidas recorrentes que existem sobre o órgão colegiado, tais como quem pode se registrar, as documentações e o tempo necessário de constituição que as entidades precisam ter para ingressar nele. “Quanto mais entidades se registrarem no Conselho, maior será a sua força em prol das crianças e adolescentes do município”, frisou Bitello.

Participaram da roda de conversa as seguintes instituições: Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (COMDES), TEA’amo Associação, Associação Famílias Atípicas Dom de Deus e AMAR.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.