NotíciasRio Grande

Coleta de lixo começa a ser normalizada

Desde a manhã desta quarta-feira (13), a nova empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos urbanos já está em atuação em Rio Grande. A Ecosul Engenharia Ambiental, que conta com 10 caminhões e mais de 70 funcionários, assume o serviço em substituição a Engesa, cujo convênio terminou na terça-feira. A nova prestadora foi contratada de forma emergencial pelo período de três meses, acordo que pode ser renovado por igual período, até que seja finalizada o processo licitatório específico para a coleta de lixo.

Nova empresa assume recolhimento de lixo em Rio Grande

Conforme o Secretário de Zeladoria da Cidade, Marlon Soares o contrato prevê o pagamento de R$ 170,50 por tonelada de lixo, uma redução de cerca de 9% em relação aos valores praticados até então. Segundo dados do setor, isso representa uma economia de aproximadamente R$ 100 mil em três meses.

“A nossa expectativa é que a empresa cumpra o que é determinado pelo contrato. Ele determina tudo que deve ser feito nos turnos e setores estabelecidos”, afirma.

A respeito da demanda represada nos últimos dias, o secretário acredita que a situação será normalizada em breve. “Nas duas últimas semanas observamos falhas pontuais na coleta e isso se agravou a partir do último sábado, com a proximidade do encerramento do contrato da empresa. Acreditamos que tudo possa estar normalizado até quinta-feira”, diz.

No Feriado

A coleta de lixo normalmente não é realizada nos feriados. Entretanto, a secretaria irá analisar a quantidade de demanda e, se necessário, irá enviar as equipes para a rua. No sábado, o funcionamento será normal e no domingo não haverá coleta.

Licitação

Já está em fase de conclusão o edital da licitação para a seleção de uma nova empresa para a coleta de lixo em Rio Grande. De acordo com o Secretário de Gestão Administrativa e Licitações, Deivid Mendes, ainda restam algumas análises por parte da Procuradoria Jurídica do Município para que os documentos possam ser publicados.

A expectativa de Mendes é de que a licitação atraia o interesse de um grande número de empresas do ramo e que o processo deva se estender por, pelo menos, mais 60 dias.

Ascom PMRG

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.