NotíciasRio Grande do Sul

Coletivo de Entomologia da FURG-SLS reforça a importância do solo e dos insetos a alunos de escolas municipais

Visitas educativas englobaram alunos das escolas Recanto Feliz e Sady Hammes

O Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia Aplicada à Agroecologia da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) abriu as portas da Universidade para receber alunos de escolas municipais da região em mais uma das visitas educativas.

No dia 11 de novembro, foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Recanto Feliz através das turmas de Maternal II, acompanhadas pelas professoras Daniela Lessa e Daiana Zarnott, junto de seus auxiliares.

Já no dia 12, foi realizada a visita da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sady Hammes. Cerca de 18 alunos do 2º ano do ensino fundamental, acompanhados pela professora Luciana Bork, conheceram a Universidade.

Segundo Patrícia Lovatto, docente e pesquisadora da FURG-SLS, as atividades abordaram temas como a importância do solo vivo e a agroecologia na produção de alimentos saudáveis, respeitando a diversidade de insetos. “Eles realizaram uma visita ao Laboratório da FURG com intuito de conhecer o mundo dos insetos que fazem parte das coleções do laboratório da FURG, bem como a observação no microscópio da terra viva”, explicou.

Para as professoras das escolas, a experiência foi extremamente enriquecedora. “A atividade é de suma importância, porque a primeira infância, dos 0 aos 6 anos, é um período muito importante para o desenvolvimento cerebral, auxiliando no processo de compreensão da relevância da natureza para a vida, desenvolvendo a consciência ambiental, desde o micro ao macro”, destacaram.

Outra educadora afirmou que a educação baseada na experiência é essencial para o desenvolvimento da consciência, da curiosidade e do respeito pela natureza, valores fundamentais para os cientistas em formação.

“Precisamos entender que as crianças são capazes de produzir conhecimento e exercitar o pensar científico desde muito cedo, e em um mundo onde as crianças estão mais conectadas às telas, do que ao muito concreto e natural, isso é uma tarefa urgente de nós universitários que atuamos na educação agroecológica”.

Secom FURG

Foto: FURG

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.