Com apoio do Ministério Público, Defesa Civil encaminha compra dos primeiros equipamentos para a Sala de Situação de Emergência
A Defesa Civil do Rio Grande em breve terá uma importante novidade para qualificar o trabalho e o atendimento no município. É a Sala de Situação, um espaço devidamente equipado para o apoio na prevenção de riscos, controle de dados e aplicação de modelos numéricos para elaboração de boletins informativos.
A sala funcionará no 2°andar da sede da Defesa Civil, localizada na Almirante Barroso n°66. Recentemente, a Prefeitura acertou uma parceria com o Ministério Público (MP), que irá contribuir com mais de RS 80 mil para o custeio dos itens que vão equipar a sala. O MP já autorizou a compra de cerca de RS 48 mil em materiais.
No total serão três estações meteorológicas completas, dois computadores e um notebook de alta performance além de equipamentos para treinamentos e qualificações da equipe, tanto na parte teórica quanto prática. A estimativa é de que os equipamentos cheguem a Rio Grande nos próximos 20 dias e, após instalados, será realizada uma inauguração oficial do espaço.
“ Com toda a qualificação que temos feito, tanto de equipamentos, espaço e capacitação de pessoal, a Defesa Civil do Rio Grande terá o que poucas do Brasil terão e será uma referência nacional”, destaca o vice-prefeito e coordenador do setor, Sérgio Webber.
A parte técnica dos equipamentos será realizada pela empresa Catavento Meteorologia, que atua nas áreas de meteorologia e qualidade do ar, com produtos voltados para os setores de meteorologia, meio ambiente e segurança do trabalho. Como parte de um trabalho em parceria, a ideia é também desenvolver projetos em conjunto com a FURG e a Secretaria de Meio Ambiente com o treinamento de queimadas.
Ainda está prevista a criação de uma plataforma para o acesso da comunidade, onde será possível verificar a previsão do tempo e obter informações com boletins diários. Além disso, serão disponibilizados boletins semestrais para atender os produtores rurais e a agricultura.
“Todas essas ações que serão desenvolvidas ocorrem de forma integrada com todos os órgãos e entidades que trabalham na prevenção e também nos desastres de risco”, complementa o Ordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
A cidade precisa de calcamento das ruas