Com auxílio do Governo do RS, Prefeitura garante ampliação das castrações em Rio Grande
Visando garantir novas 500 castrações de cães e gatos em Rio Grande, o Prefeito Fábio Branco assinou nesta quinta-feira (27) o termo de licitação do convênio com o programa “ Melhores Amigos – Bicho sente como a gente” do Governo do RS. A iniciativa busca desenvolver e apoiar as políticas públicas de defesa e proteção animal com o custeio de castrações de animais em vulnerabilidade do município em clínicas particulares.
Com a assinatura, a Prefeitura pode agora encaminhar a realização do serviço. Por meio do acordo o Governo do RS, Rio Grande recebeu cerca de R$ 68mil que serão aplicados exclusivamente para a castração de animais em vulnerabilidade e/ou comunitários. Considerando também a contrapartida do município, a Secretaria da Causa Animal terá um total de R$ 78.120,33 para investimento nesse serviço. Na prática, isso significa que 401 castrações em clínicas particulares serão pagas pelo estado, e o município irá fornecer outras 99 junto ao Castramóvel.
De acordo com a secretária Laura Fagundes, essa é a primeira vez na história que o governo estadual está sendo parceiro das prefeituras no controle populacional de cães e gatos. “O programa visa o bem-estar dos animais e amparar as ações voluntárias de controle populacional. Como nossa cidade tem um grande número de animais comunitários, nós ingressamos no processo, elaboramos o plano de trabalho e vamos conseguir reforçar o serviço do Castramóvel, que tem hoje um volume muito grande de animais aguardando e sendo atendidos todos os dias”, afirmou.
Para o Prefeito, a medida é uma ação importante para fortalecer o respeito e o cuidado com os animais. “ Essa assinatura vem ao encontro do que desejamos, que é ter um maior cuidado com nossos animais. Esperamos que sirva de alerta, para que as pessoas possam ter seus cães e gatos bem cuidados, e principalmente que estimule o acolhimento dos animais”, comentou.
Visita do “Primeiro-gato”
Para o ato de assinatura, o Prefeito e a Primeira-dama, Lu Compiani Branco, trouxeram o Gatito, o gato da família. Ele foi acolhido há cerca de três anos, após começar a frequentar, por conta própria, a casa da família. No Dia Mundial do Gato Preto, Gatito passeou com Fábio Branco pela prefeitura, conheceu e recebeu carinho dos servidores e até “carimbou” o contrato com sua patinha.
“O mascote Gatito veio para ser um símbolo desse momento, porque ele teve vida comunitária, foi acolhido pela família do Prefeito e hoje tem uma vida familiar, está seguro, castrado e vacinado. Ele representa essa expectativa que temos, de que a maioria dos animais comunitários encontre acolhida nas famílias de Rio Grande”, ressalta a secretária Laura.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação