Com CDL e Câmara do Comércio, prefeitura alinha ações de prevenção ao Coronavírus junto a bares, restaurantes e lojas
A pedido do prefeito Alexandre, integrantes e dirigentes da Câmara de Comércio de Rio Grande e da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) estiveram reunidos agora à tarde na Prefeitura para discutir e fortalecer junto aos comerciários da cidade medidas de prevenção e combate à propagação da Covid-19, o Novo Coronavírus. Lembrando à população que Rio Grande não tem caso confirmado da doença, mas apresenta 1 (um) caso suspeito.
Ao lado do vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes e do chefe de Gabinete, Paulo Rodrigues, o chefe do Executivo Municipal explanou aos presentes na reunião as medidas já adotadas pela administração municipal frente ao estado de pandemia da doença decretado pela Organização Mundial da Saúde e às recomendações do Ministério da Saúde no Brasil.
Entre as ações já adotadas pelo município estão a suspensão das aulas da rede municipal de ensino a partir desta segunda-feira, 16, a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde e o cancelamento de qualquer atividade/evento programado pelo município que fosse promover a aglomeração de grandes grupos. Neste sentido, também o calendário do Março Lilás no município está suspenso. (Veja aqui as medidas completas)
Além destas ações concretas, a prefeitura também está publicando em seus canais oficiais (site e redes sociais) material informativo com orientações que esclarecem as dúvidas da população sobre a doença, qual deve ser o passo a passo na higienização das mãos e como se deve agir no caso de manifestação de sintomas característicos da Covid-19. Outra ação adotada pelo município é a afixação de cartazes físicos (Disponíveis para baixar aqui: Cartaz 1/ Cartaz 2), elaborados pela Secretaria de Município da Saúde (SMS) com as mesmas orientações e disponibilização dos números para os quais a população deve ligar e se informar, antes de procurar as unidades de saúde.
Aos representantes da CDL e da Câmara o prefeito da cidade solicitou suporte na disseminação e distribuição desse material informativo nos bares, comércio, restaurantes da cidade e estabelecimentos afins. Além disso pediu também ao grupo que auxilie os donos dos estabelecimentos quanto à aquisição do álcool gel, a fim de que o item não falte nestes locais que costumam ser de grande movimento.
Os empresários, entre eles Igor Klinger, Luiz Zanetti, Paulo Pinho, Antony Baptista, Lucas Elizalde e Clóvis Klinger, manifestaram apoio e solidariedade aos pleitos do município. Além disso, ao final da reunião, alinharam a realização de uma reunião informativa entre a Vigilância Sanitária do Município e alguns representantes de entidades.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Divulgação PMRG