Com provas divididas em quatro turnos, concurso da Prefeitura recebeu 8402 candidatos no fim de semana
Aplicação de provas objetivas respeitou protocolos de saúde vigentes e observou padrões de qualidade ISO 9001
Neste final de semana, seguindo os protocolos de saúde coletiva vigentes, o Instituto Brasileiro de Seleção e Projetos (IBRASP) aplicou as provas objetivas referentes aos cargos constantes no edital 02/2020, que visa preenchimento de oportunidades de níveis médio e superior. Separados em quatro turnos, manhã e tarde dos dias 25 e 26 de setembro, os certames foram realizados nos campus das universidades Furg e Anhanguera. 8402 candidatos compareceram aos locais, número que representa cerca de 45% do total de inscritos.
Conforme apontou o coordenador geral do Ibrasp, Willian Vara, os altos índices de abstenções têm sido recorrentes em certames de todo o Brasil. “Isso acontece devido às remarcações por conta da pandemia”, analisa. Ele reforça, também, que os cuidados vão além das medidas de segurança na aplicação de provas. “Separamos a prova em quatro turnos para evitar aglomerações. Cada sala comportou, em média, 30% da capacidade”, explica. Candidatos com sintomas gripais também foram direcionados para salas isoladas. Segundo a organizadora, além dos protocolos de saúde, também foram observados os padrões de qualidade ISO 9001.
Para o secretário de Gestão Administrativa e Licitações, Deivid Mendes, foi uma satisfação poder dar andamento aos concursos que estavam suspensos em virtude da pandemia. “Entendo que foi um sucesso, do ponto de vista de segurança em saúde dos candidatos. Recomendo aos candidatos que fiquem atentos as demais etapas do concurso conforme as regras do edital, pois isto também faz parte do certame, e ele somente se encerra com a homologação”, destacou.
Os gabaritos preliminares já podem ser conferidos no site do IBRASP. Também será aberto hoje, 27, o período para recursos.
Cargos com provas aplicadas
- Nível Médio
Assessor Administrativo;
Educador social;
Técnico em Contabilidade;
Fiscal auxiliar de tributos municipais;
Fiscal de feiras e mercado;
Fiscal de obras;
Fiscal de serviços urbanos;
Fotógrafo;
Produtor de som, áudio e vídeo;
Técnico em Comunicação Visual;
Técnico em Segurança do Trabalho;
Técnico em Tecnologia da Informação;
Técnico em Turismo;
Topógrafo.
- Nível Superior
Administrador de empresa;
Analista de Tecnologia da Informação;
Arqueólogo;
Arquiteto Urbanista;
Auditor Fiscal da Receita Municipal;
Biólogo;
Contador;
Economista;
Engenheiro agrônomo;
Engenheiro civil;
Engenheiro de Segurança do Trabalho;
Engenheiro eletricista;
Engenheiro mecânico;
Engenheiro químico;
Fiscal ambiental;
Geógrafo;
Geólogo;
Jornalista;
Museólogo;
Publicitário;
Relações-públicas;
Turismólogo.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Thuanny Cappellari