NotíciasRio Grande do Sul

Com recursos do Avançar, iniciam as obras da nova maternidade de São José do Norte

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, e a prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, assinaram, nesta segunda-feira (30/05), a ordem de início das obras de ampliação do Hospital Municipal de São José do Norte. A instituição recebeu do Governo do Estado R$ 600 mil do programa Avançar para a reforma.

Serão reativados o bloco cirúrgico, o centro obstétrico e a maternidade, que será referência em parto para São José do Norte, Mostardas e Tavares. Para que isso ocorra, o espaço de internação de leitos clínicos será realocado e as obras iniciarão de imediato.

“Os recursos investidos aqui vão gerar muita felicidade. Em São José do Norte existe a vontade de fazer a diferença na vida das pessoas, com a união da comunidade e do poder público” falou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

De acordo com a prefeita Fabiany, uma das maiores dificuldades do município na área da maternidade é o transporte, que é realizado por “ambulancha” entre São José do Norte e Rio Grande. “Muitos partos acontecem na embarcação, durante essa travessia. Não é fácil para a gestante encarar essa viagem. A maternidade é o principal anseio da comunidade na Saúde”, falou.

O secretário municipal de Saúde, Lucas Penteado, ressaltou que é preciso avançar na construção de políticas públicas de saúde para entregar melhores serviços para a população. “Hoje é um dia de concretizar sonhos. A maternidade é um clamor de todos os munícipes”, reiterou. O secretário executivo do Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde), Marcos Costa da Silva, que faz a gestão do Hospital, falou que “ver um filho seu nascer na própria cidade, cercado pelos familiares, não tem preço”, e a representante da Associação de Voluntárias do Hospital, Clarinha Neutzling, acrescentou que maternidade era o que estava faltando na cidade. “Meu filho de 20 anos foi um dos últimos a nascer na maternidade desse hospital antes de ser fechada”, contou o presidente da Câmara de Vereadores de São José do Norte, Christino de Mattos Azevedo.

Ascom SES RS

Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.