Com suspensão da cogestão: Rio Grande deverá seguir protocolos de Bandeira Vermelha
O decreto municipal publicado na tarde desta segunda (30/11) 17.680, determinava Bandeira Vermelha no município do Rio Grande, seguindo a uniformização com os 22 municípios da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) e em decorrência da cogestão, estabelecia os protocolos da Bandeira Laranja para a região.
Entretanto, após reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), foi decidida a suspensão da cogestão para todas as regiões, por pelo menos, duas semanas. Na reunião, junto ao Governador Eduardo Leite, estavam presentes o Vice Governador Ranolfo Vieira Júnior, secretária de Saúde Arita Bergmann e secretário de Articulação e Apoio aos Municípios Agostinho Meirelles, a coordenadora do Comitê de Dados Leany Lemos e a Famurs representada pelo presidente Maneco Hassen, e por um representante das 27 associações regionais.
As regras da bandeira vermelha passarão a valer a partir de terça (01/11), em decreto que deverá ser publicado amanhã. Apenas dois pedidos de reconsideração foram aceitos, abrangendo as regiões de Cachoeira do Sul e Guaíba que seguem os protocolos da bandeira laranja.
Os protocolos da bandeira vermelha foram alterados e seguem as novas regras. O documento com os protocolos para todos os setores pode ser acessado abaixo.
→ Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: