Notícias

Comando do 5º Distrito Naval abrirá seu espaço cultural como mais um ponto turístico da cidade

Com o intuito de criar mais um ponto turístico na cidade do Rio Grande, o Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) vem incrementando seu Espaço Cultural. Além do “Museu Naval”, a Organização Militar conta com o “Panteão de Tamandaré”, onde fica os restos mortais do Patrono da Marinha, Joaquim Marques Lisboa, uma estátua erigia em sua homenagem e uma “Sala de Memória”. A pretensão é que esse espaço já gramado e arborizado se transforme futuramente na “Praça dos Heróis Navais” e mantenha-se aberto à visitação pública.

Recentemente, a área destinada a reverenciar os heróis navais recebeu, em 11 de junho, data Magna da Marinha, os restos mortais do Vice-Almirante Joaquim Francisco de Abreu e do Capitão de Mar e Guerra Felinto Perry, heróis da Batalha Naval do Riachuelo, nascidos em Rio Grande. Além destes, também foram transferidos para o local, os restos mortais de Damasia Maria Abreu, esposa do Almirante Abreu e de Pulcena Dias, mãe do Imperial Marinheiro Marcílio Dias.

No local encontram-se também um monumento aos heróis navais, três mastros onde ficam hasteadas a Bandeira do Brasil e bandeiras históricas e uma campânula com uma chama que nunca se apaga, “fogo sagrado” dos marinheiros, representando o comprometimento e dedicação da Marinha do Brasil à Pátria.

Para fazer parte do acervo da futura “Praça dos Heróis Navais”, o Comando vem buscando a possibilidade de uma parceria com a Prefeitura da cidade do Rio Grande de modo a viabilizar a cessão, por empréstimo, da estátua do Imperial Marinheiro Marcílio Dias, localizada na Praça Marinha do Brasil.

Assessoria de Comunicação Social Comando do 5º Distrito Naval

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.