Comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna inicia nesta segunda na Secretaria de Cultura
O Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen ligado a Secretaria de Cultura recebe a partir de segunda-feira (14) as atividades de comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. A programação ocorre até o dia 28 de fevereiro, das 9h às 17h, no Hall de entrada da Secretaria localizada na rua General Vitorino, 666.
O evento intitulado “Cena Cultural de Rio Grande em 1922 – 100 anos de Arte” tem como objetivo proporcionar uma exposição elucidando o que foi, onde e o que aconteceu na Semana de Arte Moderna de 1922, conhecida como Semana de 22, assim como também irá apresentar materiais expográficos, imagens que contextualizam Rio Grande e também o Brasil nesta época.
“A exposição vem muito a calhar com esse momento do país em que se revisita tudo que se fez culturalmente e principalmente que a Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco dentro de todas as artes” explica o secretário da Cultura, Luis Henrique Drevnovicz. “Pelo tamanho de nosso país acho muito importante vivenciarmos o que ocorria em nossa cidade nesse período, tendo um olhar para a nossa realidade naquela época”, completa.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A Semana de Arte Moderna aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo entre 13 a 17 de fevereiro de 1922. O movimento buscava renovar o ambiente artístico-cultural da época, além de mostrar o que havia nas artes plásticas, arquitetura, música e literatura brasileira do momento. Novas ideias e conceitos artísticos foram apresentados no evento e marcaram a história da arte e da cultura nacional.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação