Notícias

Comissão vai elaborar programação alusiva aos 25 anos de geminação entre Águeda e Rio Grande

No próximo dia 21 de setembro comemoram-se 25 anos da geminação entre as cidades de Rio Grande (RS) e Águeda (Aveiro – Portugal). Para celebrar a data a Prefeitura do Rio Grande e representantes da Comunidade Portuguesa no município estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (19) para a construção de uma agenda cultural alusiva à assinatura do acordo. Rio Grande e a cidade portuguesa são consideradas “cidades irmãs”, a partir de um acordo de geminação firmando entre ambas em 1993.

A intenção da reunião preliminar foi a constituição de uma comissão responsável pela elaboração conjunta de uma programação alusiva aos 25 anos de assinatura do documento. Participaram das discussões representantes das secretarias de Cultura, de Educação, de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda, da Saúde, do Consulado Português em Rio Grande, do Centro Português e da etnia portuguesa no município.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer e o secretário de Cultura de Rio Grande, Ricardo Freitas, conduziram a reunião de trabalho. Entre os aspectos debatidos para o início das comemorações – que pretende se estender até o mês de dezembro – estiveram a qualificação do paisagismo do “Recanto de Águeda”, mural com azulejos portugueses vindos diretamente da cidade de Portugal, localizado na Rua Luiz Loréa, e a conservação da Praça de Águeda, localizada na Vila da Quinta.

“Desde a última vinda do presidente da Câmara Municipal de Águeda tivemos avanços no bairro de Águeda, localidade que é fruto dessa geminação. Gostaria de mostrar estas melhorias, tais como o início da construção de 158 novas casas no local e a ampliação do Centro de Referência em Assistência Social no bairro”, argumentou o prefeito de Rio Grande. “O objetivo é construir uma agenda não só do ponto de vista cultural, mas também econômico”, explica o secretário da Cultura, Ricardo Freitas.

A finalidade da geminação, concretizada através da Lei Municipal nº 4.810, de 21 de setembro de 1993, foi  a aproximação das culturas entre as duas cidades, proporcionando um intercâmbio. Águeda foi escolhida para cidade-irmã de Rio Grande devido ao grande número de portugueses residentes no município serem oriundos daquela região, no Distrito de Aveiro. Na região central da cidade irmã, uma rua foi batizada de “Rua Rio Grande”.

A programação da agenda cultural dos 25 anos de geminação será divulgada em breve pela Comissão.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Rosélia Falcão/PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.