Comitê Técnico em Saúde fará manifestação sobre medidas de restrição na quinta-feira (14)
Conforme informado na última quarta-feira (06), quando o prefeito Alexandre Lindenmeyer anunciou a flexibilização das atividades econômicas no município, na data de hoje (12) seria feita nova avaliação a respeito do tema, também considerando o recente decreto publicado pelo governo do estado. Assim, o prefeito comunica que o Comitê Técnico Municipal de Prevenção e Cuidado ao Coronavírus já está com o documento para análise e que na quinta-feira (14) deve emitir parecer sobre a pauta.
O decreto estadual foi apresentado ontem (11), em reunião do Executivo Municipal com o Comitê. Segundo Lindenmeyer, os membros do grupo já estão deliberando sobre o documento, considerando especialmente o contexto de Rio Grande. “Está sendo feito pelo comitê uma análise criteriosa para aplicação dentro da realidade do nosso município, fazendo avaliação dos impactos da flexibilização que fizemos na semana passada e, ao mesmo tempo, do decreto do governador com seus protocolos, com as suas bandeiras com cores por região. Considerando que essa pandemia vem crescendo, nós temos que, no conjunto da avaliação, enxergar a estrutura de saúde dos nossos hospitais”, afirmou.
Os participantes do comitê decidiram por aguardar até quinta-feira para a apresentar um parecer sobre o documento do estado e as medidas de restrição, o que possibilita um estudo mais aprofundado sobre o cenário em nossa cidade. “Na próxima quinta-feira nós estaremos publicizando qual vai ser a posição do Comitê Técnico em Saúde quanto a aplicação plena, parcial ou não aplicação do decreto estadual dentro do município de Rio Grande”, destacou o prefeito.
O secretário de Saúde, Maicon Lemos, ressalta que todas as análises que estão sendo feitas visam minimizar os impactos da doença e a preservação da vida. “Toda o trabalho da equipe técnica é para garantir o atendimento a nossa comunidade, em prol da vida das pessoas. Todos os encaminhamentos que estão sendo dados estão pautados na questão de estrutura, e na manutenção e na garantia da vida das pessoas. […]Então essas análises são feitas para garantir o mínimo de transmissibilidade, o mínimo de pessoas acometidas pelo coronavírus, e assim fazer com que a estrutura existente, que está sendo ampliada, dê conta dos nossos atendimentos no município de Rio Grande”, disse. Lemos também reforçou a importância de seguir as orientações de cuidado e higienização, e a necessidade de utilizar a máscara. “Importante salientarmos para a nossa comunidade que é indispensável o uso das máscaras nos deslocamentos que forem necessários, no transporte coletivo, nos espaços públicos, nas ruas, etc. E não esqueçamos dos hábitos de higiene, lavagem das mãos com água e sabão, utilização álcool gel e evitar a aglomeração de pessoas”, reiterou.
O prefeito Alexandre ainda salientou que o poder público está trabalhando para qualificar as estruturas de enfrentamento e que é necessário que cada um cumpra seu papel no combate ao vírus. “Nós estamos trabalhando muito para melhorarmos as nossas estruturas hospitalares, das triagens, e ao mesmo tempo a questão da testagem, a valorização do TeleCovid como acesso à informação e consultas. É nessa soma de esforços, principalmente com cada um fazendo sua parte, com protocolos de cuidado e higienização, e deslocando-se tão somente quando necessário, que nós conseguiremos vencer juntos esse momento tão complexo que estamos vivendo. Ressaltamos que estamos tomando muita cautela em relação as atividades que estão sendo realizadas. Com qualquer descuido nós podemos estar perdendo essa perspectiva de cuidado que nós temos hoje em relação ao combate ao Coronavírus. Por isso, fica nosso apelo a todos para que estejamos juntos e engajados nessa luta contra a pandemia de Coronavírus”, declarou.
Confirma mais detalhes no vídeo abaixo
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação PMRG