Concluída a revitalização do Canalete da Salgado Filho em Rio Grande
Trabalho envolveu parcerias e qualificação de mão de obra de jovens e adultos
Com a proposta de recuperar e qualificar praças e outros espaços públicos, a Prefeitura do Rio Grande finalizou a revitalização do Canalete da Avenida Salgado Filho. A iniciativa foi desenvolvida por meio de diversas parcerias, como do Ministério Público e executada, principalmente, pela Secretaria de Zeladoria (SMZC), mas também foi responsável por um trabalho social de capacitação para jovens e adultos.
O serviço dá continuidade ao trabalho realizado pela Zeladoria no sentido de recuperar estruturas públicas, praças e outros pontos de encontro, para que possam ser melhores utilizadas pela população.
“A nossa ideia é recuperar essas macroestruturas, praças e parques para qualificar e movimentar esses espaços, para que sejam mais atrativos para a comunidade”, afirma o gestor da SMZC, Marlon Soares. Além da reforma, o local recebeu pintura e troca da iluminação pública e ainda será realizada a recuperação das floreiras em toda extensão da via.
Ele também salientou que o Canalete da Major Carlos Pinto, Rincão da Cebola e praças como Xavier Ferreira, 7 de Setembro, 15 de novembro, entre outras, já receberam as ações de cuidado e valorização do patrimônio público, que terá continuidade até que todas as praças da cidade sejam contempladas.
De acordo com a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Lu Compiani, para a revitalização, a Prefeitura também contou com a participação de empresas privadas e outras instituições que contribuíram para a execução da obra.
“Entendemos que, tendo como referência esse exemplo, é possível unir comunidade, setor público, setor privado e entidades em prol de todo esse movimento criado para trazer de volta esse espaço revitalizado para a comunidade. São iniciativas como essa que mostram que podemos revitalizar um local com parcerias público-privadas e agora vamos procurar trabalhar da mesma forma em loutros espaços. O canalete estava precisando e essas parcerias tornaram a obra possível”, avalia.
Qualificação de mão de obra
De forma paralela, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Rio Grande (Sinduscon) e o Senai/RS promoveram cursos de capacitação profissional para Pedreiro de Alvenaria e Pintor de Alvenaria. A partir da qualificação, participantes do curso fizeram parte da equipe que revitalizou o Canalete.
A intenção das instituições é dar continuidade para os treinamentos de qualificação. Assim, a ideia é organizar um novo cronograma para ofertar outras formações para atender as necessidades do setor de construção do município, além de estimular que esses profissionais sejam absorvidos pelas empresas locais.
Curso com menores para decoração do canalete
O trabalho também permitiu a qualificação de menores, que participaram de uma oficina de grafite e muralismo, ministrado pelo artista urbano e grafiteiro Guilherme Gerundo. O curso foi sediado pelo Senac e teve carga horária de 120 horas, divididas entre teoria e prática. Ao todo foram 30 dias de aula, com três encontros semanais.
O objetivo da oficina foi a aprendizagem da linguagem e das técnicas artísticas para representação da arte urbana utilizando adequadamente os instrumentos e suportes necessários, como spray, canetas, lápis de cor, pincéis, rolos, etc.
Após a teoria, os oito alunos puderam aplicar o paisagismo como arte na prática, utilizando a técnica em uma das muretas do canalete. Além de tornar os muros mais coloridos, a ideia da iniciativa foi estimular o sentimento de pertencimento dos jovens com o município.
A atividade contou com importante parceria o Ministério Público, que apoiou no desenvolvimento do projeto e contribuiu com a aquisição das tintas e de todo o material utilizado ao longo das aulas. De acordo com o promotor Marcelo Thorman, diretor das promotorias de Justiça do Rio Grande, é gratificante trabalhar com parcerias como essa para despertar o sentimento de pertencimento em jovens e adolescentes.
“Tive a oportunidade de participar da formatura e foi algo muito especial. É importante trazer esse público para o cuidado com a cidade, trabalhando com eles desde jovem a cultura de preservação do espaço público. Acho muito importante fazer esse resgate e levar até eles esse sentimento de pertencimento”, avaliou.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação