Concurso de Redação do Porto do Rio Grande premia vencedores durante evento especial
Em um evento realizado na Casa do Marinheiro de Rio Grande (Camarig), na tarde desta quarta-feira (4), a Portos RS premiou os primeiros colocados no Concurso de Redação que integra o projeto Minha Cidade tem um Porto, promovido para estudantes da rede municipal e estadual de ensino. O grande evento também celebrou o encerramento dos Jogos Escolares Municipais (JEM), iniciados em outubro.
O Concurso de Redação foi criado com o objetivo de engajar os estudantes rio-grandinos na temática portuária, dentro de um projeto ainda maior que tem como foco resgatar na população os sentimentos de pertencimento e de orgulho pelo Porto, principal ativo de desenvolvimento da economia do estado.
Para subsidiar os estudantes, a Portos RS preparou um vídeo especial contendo as informações necessárias para o desenvolvimento das redações. Ao longo do período de realização do concurso, o diretor de relações institucionais, Sandro Oliveira, também percorreu as escolas que agendaram visitas para complementar o aprendizado sobre o tema.
“Eu sempre digo que ninguém admira aquilo que não conhece e a ideia do Concurso de Redação foi justamente de fazer com que a nossa comunidade escolar conhecesse mais o Porto do Rio Grande e passasse a admirá-lo. Hoje coroamos com êxito uma etapa muito importante do nosso projeto principal”, afirmou Sandro
Para preparar o regulamento do concurso houve a montagem de uma banca formada por professores ligados à Secretaria de Município da Educação (SMED), à 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e ao Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar).
A banca examinadora também foi formada por professores dessas instituições, critério que trouxe ainda mais qualificação ao concurso. Como premiação, cada aluno vencedor de suas respectivas categorias recebeu o valor de R$ 2 mil, assim como o professor responsável pela turma do estudante.
A vencedora do 6º ano do ensino fundamental foi a estudante Larissa Afonso dos Santos, aluna da Escola Municipal de Educação Bilingue Carmen Regina Teixeira Baldino, tendo como professora responsável a educadora Carla Regina de Freitas Pedroso Cardoso. O vencedor do 7º ano foi o estudante Davi Souza de Oliveira, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ernesto Buchholz, tendo como professor responsável o educador André Felipe Santos da Silva Conceição.
A vencedora do 1º ano do ensino médio foi a estudante Caroline Costa Borges, aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Lorea Pinto, tendo como professor responsável o educador Eduardo Soares Cunha. A vencedora do 2º ano foi a estudante Allana Folha, aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Mascarenhas de Moraes, tendo como professora responsável a educadora Cíntia Silveira. A vencedora do 3º ano foi a estudante Maya Silveira Marangoni, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama, tendo como professor responsável a educadora Thais Sayão Rubira.
Já na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) IV Etapa – 2º Bloco, o vencedor foi Zenoir de Ávila Bastos, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto, tendo como professor responsável a educadora Fabiane Freitas Ventua. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores de cada categoria, assim como os professores, também receberam certificados de participação.
Na oportunidade houve o sorteio de um notebook entre as escolas participantes, sendo contemplada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Mate Amargo. Os vencedores das categorias participarão, ainda, de um passeio na embarcação didática do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), em data a ser agendada. Além disso, serão ofertadas aos estudantes vagas em cursos profissionalizantes ofertados pelo CCMar.
O projeto Minha Cidade tem um Porto realizará outras atividades com o objetivo de integrar a comunidade e colaborar com as famílias em situação de vulnerabilidade social residentes no entorno do Porto do Rio Grande e dos terminais do distrito industrial.
Ascom Portos RS
Foto: Ascom Portos RS
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp