Confira o funcionamento dos serviços estaduais durante o Carnaval
Conforme o Decreto 55.744, de 28 de janeiro de 2021, que dispõe sobre o calendário deste ano para órgãos da administração estadual, incluindo autarquias e fundações públicas, será ponto facultativo nos dias 15 (segunda-feira) e 16 de fevereiro (terça-feira), em virtude do Carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas (17/2), o decreto determina expediente vespertino, a partir das 13h.
Abaixo, confira telefones e horários referentes a serviços do Estado entre sábado (13/2) e quarta-feira (17/2), além de espaços culturais e de lazer.
SEGURANÇA PÚBLICA
Telefones de emergência:
• Disque-denúncia da Polícia Civil: 181
• Brigada Militar (BM): 190
• Corpo de Bombeiros: 193
• Polícia Civil: 197
• Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM): 198
• Defesa Civil: 199
• Denarc (plantão 24 horas para denúncias de tráfico de drogas): 0800 518-518
Polícia Civil
O atendimento será como em fins de semana, somente por meio dos serviços de plantão.
• WhatsApp: (51) 98444-0606
Brigada Militar
Sem alteração no policiamento, mantendo-se 24 horas por dia em todo o período.
Delegacia online
www.delegaciaonline.rs.gov.br
SSP – Denúncia digital
www.ssp.rs.gov.br/denuncia-digital
• Telefone: 181
Instituto-Geral de Perícias (IGP)
Não haverá atendimento ao público, mas seguirão funcionando em regime de plantão as perícias em local de crime, o Departamento Médico Legal e o serviço de identificação.
SAÚDE
Telefones de emergência
• Samu: telefone 192 (plantão 24 horas)
• Centro de Informações Toxicológicas (CIT): 0800 721-3000 (plantão 24 horas)
• Disque Vigilância: telefone 150 (plantão das 8h às 22h no feriado)
OUTRAS ATIVIDADES
Banrisul
Sem atendimento na segunda (15) e terça (16). Na quarta (17), o atendimento ao público começa às 11h, com o encerramento no horário normal das agências. Durante o período de Carnaval, os clientes tem acesso aos canais eletrônicos do banco: aplicativo Banrisul Digital, Home e Office Banking (www.banrisul.com.br), caixas de autoatendimento e Banrifone.
CEEE
As agências e postos de atendimento presencial estão fechados. O atendimento é feito pela agência virtual em www.ceee.com.br, 0800 721-2333 e SMS/torpedo. Todos esses canais funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana.
Corsan
Atendimento ao público por meio do telefone 0800 646-6444 e também pelo app e site da Corsan (www.corsan.com.br). Atendimento presencial retomado na quarta (17), às 13h, somente por agendamento. Os serviços essenciais ficam mantidos.
DEMAIS SERVIÇOS
Agências FGTAS/Sine
Agências FGTAS/Sine fechadas na segunda (15) e terça (16). As unidades reabrem na quarta (17), com atendimento ao público das 13h às 17h.
Em Porto Alegre, os mesmos horários são adotados na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132).
DetranRS
Sem expediente na sede administrativa de segunda (15) até a manhã de quarta (17). Atividades retornam na quarta, às 13h. O atendimento via Disque-Detran e Fale Conosco estão indisponíveis no período.
Entre sexta (12) e quarta (17), ocorre mais uma edição da operação Viagem Segura, que também mobiliza Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Comando Rodoviário da Brigada Militar e Polícia Civil.
Os centros credenciados pelo DetranRS, onde são prestados serviços de habilitação (CFCs), veículos (CRVAs), desmanche (CDVs) e depósito (CRDs), terão funcionamento facultativo quanto ao atendimento ao público. As remoções de veículos a depósito por solicitação dos agentes de fiscalização de trânsito e das polícias permanecem com funcionamento normal, assim como a realização de blitze.
Além de fiscalização, a Balada Segura estará realizando blitze educativas com medição de temperatura e entrega de material informativo para orientar motoristas e passageiros sobre os cuidados em relação ao coronavírus, como o uso de máscaras, a importância do distanciamento social e cuidados de higiene.
Receita Estadual
As demandas de serviços da Receita Estadual e do Fale Conosco podem ser efetuadas normalmente por meio dos canais virtuais. No entanto, em função do Carnaval, os dias 15 (segunda) e 16 de fevereiro (terça), bem como a manhã do dia 17 (quarta), não serão considerados como dia útil para contagem do prazo de atendimento. Para saber mais sobre o atendimento da Receita Estadual, consulte a Carta de Serviços da Receita Estadual no site receita.fazenda.rs.gov.br.
SECOM RS
Foto: SECOM RS