Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia aprova diretrizes para os próximos dez anos no RS
As diretrizes estratégicas de inovação devem ser divulgadas oficialmente em dezembro
O Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia aprovou, nesta quarta-feira (7), as diretrizes estratégicas de inovação para o decênio 2018-2028 no Rio Grande do Sul. Na reunião, a presidente do conselho e secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Susana Kakuta, apresentou a versão final do documento, elaborado ao longo dos últimos meses com a participação de diversos representantes dos setores público e privado.
Pela primeira vez, o estado possui uma orientação estratégica envolvendo os diferentes atores do sistema gaúcho de inovação, que passam a ter uma pauta comum. “Nosso objetivo é dobrar a taxa média anual de crescimento do Produto Interno Bruto do estado nos próximos anos, tendo a inovação como fator de desenvolvimento”, afirmou Susana.
Entre as diretrizes estão a educação para o desenvolvimento de talentos; a ambiência favorável para a inovação e o empreendedorismo; a governança compartilhada de objetivos e responsabilidades; a potencialização de recursos e competências, e a sociedade motivada para desenvolver a inovação.
Na reunião, o conselheiro Reges Bronzatti ressaltou a importância da aproximação entre empresas e as universidades. “Nem sempre a pesquisa acadêmica atende às demandas do setor produtivo. É preciso estimular o diálogo entre estes dois polos”, disse ele.
As diretrizes estratégicas de inovação devem ser divulgadas oficialmente em dezembro, durante evento em que também serão apresentados novos fundos de investimento para a inovação no Rio Grande do Sul. Posteriormente, a versão final estará disponível para consulta por meio de uma edição impressa e um hotsite. Os conselheiros também pretendem apresentar e discutir o documento e sua implementação com a equipe de transição dos governos de José Ivo Sartori e Eduardo Leite.
SECOM RS
Foto: Divulgação/Sdect