Construção das 158 casas do Loteamento Cidade de Águeda já está em andamento
Após mais de uma década de espera, 158 famílias terão a oportunidade de ver suas moradias sendo erguidas no loteamento Cidade de Águeda. Por meio de trabalho conjunto entre a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SMHRF) e COOTRAHAB, a proposta foi incluída no programa “Minha Casa Minha Vida – Entidades”, o que possibilitou, efetivamente, o encaminhamento do projeto. Todas as famílias já realizaram a assinatura do contrato para as moradias. A construção já começou, estando em fase inicial, com o levantamento das estruturas que formarão as futuras casas.
A concepção do conjunto habitacional foi realizada pela COOTRAHAB, cooperativa que também é responsável pela execução da construção das residências, da mesma forma que ocorre com as casas do empreendimento “Junção”. Atualmente 55 operários estão empenhados no trabalho de construção das moradias do loteamento.
O secretário-adjunto de Habitação e Regularização Fundiária, Cléber Nascimento, ressaltou a satisfação por ver o processo avançar na prática e destacou a necessidade das famílias abrangidas. “O Águeda é um processo histórico e que foi recuperado. O contrato foi feito no ano de 2003, e as famílias aguardam desde então. Conseguir fazer essa repactuação e, de fato, iniciar a obra é uma grande satisfação, em um processo que irá recuperar um benefício que as famílias aguardam há bastante tempo. Algumas das famílias estão morando em áreas de risco. Quando a conclusão for concluída, elas passaram a residir nas casas do loteamento Cidade de Águeda”, comenta.
As 158 moradias do projeto no bairro Cidade de Águeda serão compostas, cada uma, por dois quartos, banheiro, sala e cozinha, totalizando 50 m² de área. Cada unidade habitacional tem valor estimado de 80 mil reais, já considerando as ações de infraestrutura que serão executadas do entorno da construção, e que foram elaboradas pelo Gabinete de Programas e Projetos Especiais da Prefeitura (GPPE). As casas serão construídas nas quadras 91, 92, 92A e 95, em área próxima a EMEF Zelly Pereira Esmeraldo.
Todo o projeto de moradias no bairro Cidade de Águeda tem orçamento de mais de 12 milhões de reais. As habitações são destinadas a famílias inseridas na Faixa 1 do programa “Minha Casa Minha Vida”, que prevê renda familiar total de até R$ 1.800,00.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Marcos Jatahy