Coordenadorias regionais de saúde recebem 322 mil doses de vacina contra a Covid-19 até esta terça, dia 23
Parte das caixas térmicas seguirá via terrestre, e parte será transportada por helicópteros das forças de segurança do Estado
A 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Porto Alegre, fez a retirada, na tarde desta segunda-feira (22/3), das doses da nova remessa de vacina contra a Covid-19. Iniciou-se, assim, a distribuição para todo o Estado do lote de 285.800 doses de CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e 36.250 da Oxford/AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz. Essa quantidade chegou ao Estado no último sábado (20/3).
A maior parte da distribuição será realizada por via terrestre. Um helicóptero da Polícia Civil auxilia na logística, com dois voos previstos para a manhã de terça-feira (23), para levar as vacinas correspondentes às 4ª CRS (Santa Maria), 5ª (Caxias do Sul) e 10ª (Alegrete).
Na tarde da segunda (22) também estão disponíveis para retirada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, as cargas para as 3ª CRS (Pelotas), 7ª (Bagé), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado), 18ª (Osório) e para a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Ao mesmo tempo, estão saindo da capital veículos com destino às seguintes CRS: 9ª (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa) e 17ª (Ijuí). Por via terrestre, ainda serão entregues, com saída prevista de Porto Alegre na terça (23) pela manhã, as vacinas das 2ª CRS (Frederico Westphalen), 6ª (Passo Fundo), 11ª (Erechim) e 15ª (Palmeira das Missões).
Outros municípios próximos da capital, também pertencentes à 1ª CRS, listados abaixo, poderão buscar a sua carga na Ceadi na tarde de terça (23):
- Alvorada
- Canoas
- Esteio
- Gravataí
- Montenegro
- Novo Hamburgo
- São Leopoldo
- Sapucaia do Sul
- Taquara
- Viamão
De acordo com a logística programada, todas as coordenadorias deverão estar em posse das vacinas até o fim do dia de terça (23), para então distribuir a quantidade correspondente a cada município gaúcho.
Ascom SES RS
Foto: Luís André/SECOM RS